Associados Previ Associados Previ
Home Governança A história de lutas e conquistas dos associados da Previ

A história de lutas e conquistas dos associados da Previ

GovernançaHistóriaPlano 1Previ Futuro
24 de junho de 202028 de agosto de 2020
História da Previ

A história da Previ é uma história de lutas e conquistas dos funcionários do Banco do Brasil. Fundada em 1904 como Caixa Montepio por 52 bancários, é hoje o maior fundo de pensão do Brasil, com 199 mil associados nos dois planos de benefícios (113 mil no Plano 1 e 86 mil no plano Previ Futuro).

A solidez e o equilíbrio da Previ devem-se ao êxito do modelo de governança instituído pela reforma estatutária de 1997. A Previ pertence aos trabalhadores, foi construída pelos trabalhadores e é administrada pelos trabalhadores. Conheça aqui as principais conquistas.

  • A conquista da participação na gestão. Com a reforma estatutária de 1997, associados conquistam o direito de eleger a metade na Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal – e posteriormente também dos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. Confira no vídeo.
  • Com o acordo de 97, os associados também conquistaram:⇒ Direito de aposentadoria aos 50 anos, independentemente do INSS.
    ⇒ Extensão da dependência dos filhos de 21 para 24 anos.
    ⇒ As associadas passaram a colocar seus companheiros como dependentes.
    ⇒ Aumento dos benefícios com reposição anual da inflação.
  • Associados reconquistam a governança, em 2002, depois da intervenção do governo FHC, com a destituição de todos os dirigentes eleitos. Veja no vídeo.
  • A conquista da redução da Parcela Previ, pela qual os associados que se aposentaram a partir de 24 de dezembro de 1997 passaram a ter aumento de R$ 800 (valor da época) nos benefícios. Saiba como foi.
  • As conquistas com os superávits a partir de 2006. Com a boa governança, a Previ acumulou superávits três anos seguintes, o que permitiu:

⇒ Alteração do plano de custeio, que reduziu de 8% para 4,8% o valor das contribuições mensais. Conquista vale até hoje. Confira.

⇒ Criação do Benefício Especial de Proporcionalidade, que trouxe para sempre ganhos nos benefícios para os que se aposentaram a partir de dezembro de 1997.

⇒ Instituição do Benefício Especial de Remuneração, que aumentou a base do salário de participação (o salário considerado para o cálculo do benefício) de 75% para 90% da remuneração. Essa diferença de 15% foi incorporada no benefício e também continua em vigor. Entenda como foi.

  • Suspensão das contribuições por 7 anos. Além de todos os benefícios acima, ainda como resultado dos superávits os associados do Plano 1 deixaram de pagar as contribuições mensais de 2007 a 2013. Relembre.
  • Benefício Especial Temporário, que representou 20% de aumento nos benefícios entre 2011 e 2013, inclusive para pensionistas. Para os associados da ativa, foi aberta conta pessoal para receber o valor na aposentadoria. Assista aqui ao vídeo.

Todas essas conquistas representaram uma transferência, entre 2006 e 2013, de mais de R$ 58 bilhões (em valores de dezembro de 2018) para os benefícios dos associados do Plano 1, em valores nominais.

Conquista dos associadosGovernançaHistória da PreviHistória de conquistas dos associadeosMárcio de Souza
Prev Post

Rentabilidade da Previ: dados indicam que maio será melhor que abril

Next Post

Márcio de Souza mostra por que a Previ tem menor custo administrativo

Comments (4)

  1. Acesse para responder
    Luiz Alberto jun 25, 2020 at 11:14AM

    Se a gestão, efetivamente fosse dos associados, o presidente e toda a diretoria da PREVI, seria de associados ou de profissionais de mercado,contratados para gerir os recursos do fundo, com os mesmos princípios dos maiores fundos de pensão do mundo.

    • Acesse para responder
      Associados Previ jun 25, 2020 at 2:15PM

      Prezado Luiz Alberto, todos os diretores da Previ, inclusive o presidente, são funcionários do Banco do Brasil e, portanto, associados do Plano 1 ou do Previ Futuro. Todos os técnicos da Previ também são funcionários do banco e associados. E não acreditamos que exista no mercado profissionais mais capacitados que os funcionários do BB para gerir um fundo de pensão, até porque eles são do mercado.

  2. Acesse para responder
    Walter Mateus Filho jun 29, 2020 at 10:03AM

    A diretoria da PREVI pensa em postergar, um pouco mais, a cobrança de mais algumas parcelas do empréstimo simples, em função do avanvo da pandemia?

    • Acesse para responder
      Associados Previ jul 11, 2020 at 1:38PM

      Prezado Walter,
      A Previ já realizou a suspensão de duas parcelas do ES e até o momento não há novidade sobre isso.

Leave a Reply Cancel Reply

You must be logged in to post a comment.


Últimas Notícias

  • Começa votação do Relatório Anual da Cassi; eleitos e entidades orientam pela aprovação
  • Resultados de março dos planos administrados pela Previ confirmam solidez e boa governança
  • Em ‘Encontro Previ Integração’, presidente da Anapar defende protagonismo dos associados na governança dos fundos
  • Previ lança o Pré-Aposentadoria, novo perfil do Previ Futuro indicado para quem está perto da saída
  • Diretoria da Previ faz nesta quarta 30, em Salvador, apresentação do resultado dos planos

Escolha seu assunto

Nossos dirigentes eleitos

Diretoria
Associados Previ Associados Previ
  • Página Inicial
  • Quem somos
  • Contato
Política de privacidade / Associados Previ © 2020 / Todos os direitos reservados