“O Plano 1 viveu um período de muitos anos de crescimento, com uma história de muito sucesso. As pessoas que nos antecederam na gestão da Previ tiveram a capacidade de identificar as oportunidades que o ambiente macroeconômico no Brasil oferecia e tivemos ótimos investimentos”, afirma o diretor eleito de Administração no podcast Associados Previ gravado a partir da live do dia 16 de setembro. “Fruto disso, conseguimos, em especial entre 2006 e 2013, fazer uma série de distribuição de superávits. Distribuímos mais de R$ 25 bilhões para os nossos associados.”
Hoje, acrescenta Márcio, “temos de buscar as melhores oportunidades para evitar que nossos ativos se depreciem e garantirmos que as futuras gerações possam ter a proteção da Previ. Nosso principal compromisso é o pagamento de benefícios para os associados. Estamos fazendo esse movimento de sair de renda variável nas oportunidades que temos das empresas que estão rentabilizando, e irmos pra renda fixa, comprarmos títulos que vão vencer até 2055, levando assim proteção para as futuras gerações.”
Já o Previ Futuro, que é um plano jovem, também teve recuperação dos ativos, com superação da meta atuarial no longo prazo, embora este ano, com o recrudescimento da crise, “estamos com um quadro um pouco abaixo da meta atuarial, em especial pela renda fixa com os títulos que estão marcados a mercado”, explica Márcio.
Mas ele ressalva: “Então isso impacta, porque os títulos que estão marcados a mercado, com essa crise atual no Brasil, estão perdendo o valor atual. Mas se a gente leva até o vencimento, vai pagar a taxa que contratamos e o associado não terá prejuízo nenhum no longo prazo”.
Você pode ouvir o podcast na plataforma de sua preferência. Ouça abaixo o que está no Spotify.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.