Entre os diversos temas discutidos na live dos dirigentes eleitos do dia 9 de dezembro, dois que suscitaram a preocupação dos associados foram a respeito dos riscos da inflação para a rentabilidade dos planos de benefícios e sobre a gestão dos investimentos da Previ em momentos de forte oscilação da Bolsa de Valores, como o que estamos vivendo em razão das múltiplas crises que o país atravessa.
O diretor eleito de Administração da Previ, Márcio de Souza, dá as explicações sobre esses no vídeo abaixo, extraído da live, que você pode assistir na íntegra no canal do Associados Previ no YouTube.
“Como temos o compromisso do reajuste anual da reserva matemática pelo INPC, ela vai subindo à medida que o INPC sobe. E isso nem sempre ocorre no lado dos nossos ativos, porque é preciso correr o risco para rentabilizar e trazer a rentabilidade necessária para manter o equilíbrio do plano. Então, a inflação é um grande risco para o equilíbrio do plano, realmente. Mas garantimos para os nossos associados que vamos continuar repondo o poder de compra de todos”, assegurou Márcio.
Sobre a política de investimentos, o diretor eleito disse que a carteira de dividendos é muito importante para o caixa da Previ. “Este ano recebemos de dividendos, principalmente da Vale, mais de 60% do total dos pagamentos de benefícios aos associados. Outra parte veio dos nossos títulos públicos. E isso é gestão, que a gente faz no dia a dia. Para vocês terem uma ideia, quando a Bolsa de Valores agora caiu para 100 mil pontos, se a nossa carteira não tivesse feito a transição para os títulos públicos de longo prazo, nossa carteira de renda variável estaria hoje com um déficit de R$ 10,5 bilhões.”
Ele concluiu: “Então, se nós gestores não tivéssemos tomado as medidas necessárias pra vender as ações nos melhores momentos e fazer a compra também dos títulos públicos nos melhores momentos, poderíamos estar hoje no Plano 1 com um déficit na faixa do plano de equacionamento. Não estamos nesse ponto porque teve trabalho, teve gestão”.
Confira no vídeo.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.