Em novo podcast do Associados Previ, o ex-diretor de Seguridade da Previ e atual vice-presidente da Anapar (Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão), Marcel Barros, alerta que projeto de lei elaborado pelo ministro da Economia Paulo Guedes coloca em risco as entidades fechadas de previdência complementar como a Previ.
O novo PL, informa Marcel, “basicamente quer transferir a possibilidade de gestão dos recursos dos trabalhadores, que monta a mais de um 1 trilhão de reais, para o sistema financeiro privado. E isso é muito preocupante porque significa que a gente vai pagar muito mais. Hoje, em média, os planos de previdência fechado cobram 0,3% ao ano. E os bancos privados cobram em média 1,3% ao ano. É quase cinco vezes mais”.
Também representante dos participantes de fundos de pensão no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), Marcel Barros mostra no podcast como o PL arquitetado pelo banqueiro Paulo Guedes prejudicará os associados dos fundos de pensão fechados.
“Enquanto nas entidades fechadas a rentabilidade acima de 160% no período de 2012 até 2021, nos bancos privados essa rentabilidade é na faixa de 108%, ou seja, nós vamos pagar muito mais pra receber muito menos. Além disso, a gente pede a possibilidade de participar da gestão dos nossos recursos, na governança, nos nossos planos de previdência, porque a gente não vai ter mais o plano pra participar da governança dele, pra eleger nossos representantes”, afirma o vice-presidente da Anapar.
Confirma o podcast, aqui na plataforma Spotify.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.