“A mensagem que trazemos, olhando para maio mas projetando para o futuro, é uma mensagem otimista de que, apesar dos solavancos na navegação, os nossos planos seguem firmes e com bons fundamentos para garantir o retorno dos investimentos em ativos e consequentemente garantir o pagamento dos benefícios.”
Assim Márcio de Souza, diretor eleito de Administração, avaliou na live dos dirigentes eleitos da Previ realizada no dia 14 de julho os resultados de maio do Plano 1 e do Previ Futuro e as perspectivas futuras dos dois planos de benefícios.
Na visão de Márcio, a crise econômica que vem desde 2020 com a pandemia, agravada pela guerra na Europa e pelo baixo crescimento da China, “desajustou várias cadeias produtivas e afetou os preços das commodities, com uma queda abrupta no preço do minério de ferro e consequentemente o preço do nosso principal ativo”.
Mesmo assim, o Plano 1 fechou maio com uma rentabilidade de 1,94% no mês e de 8,24% nos primeiros cinco meses do ano, acumulando superávit de R$ 4,67 bilhões e uma reserva matemática de R$ 207 bilhões. “Conseguimos fazer uma boa gestão dos nossos investimentos”, avalia o diretor eleito, informando que a composição dos investimentos do Plano 1 é de aproximadamente 58% em renda fixa e menos de 34% em renda variável.
“Isso faz com que a volatilidade caia também. Então a gente tem uma situação hoje de um risco muito menor no Plano 1 do que a gente tinha há 12 anos. Esse é um dever de casa importante que fizemos”, disse Márcio.
O Previ Futuro apresentou resultados positivos em maio em todos os 8 perfis de investimento, com rentabilidade de 1,61% no mês e 5,40% no ano. O plano tem 63,5% dos investimentos em renda fixa e 20,45% em renda variável. “O grande desafio pra todos nós é que essa carteira é determinada pelo apetite ao risco que os associados tem. À medida que optam pelos perfis de investimento, eles dão pra gente o direcionamento de como devemos compor a carteira”, explicou Márcio de Souza.
“Mas temos uma situação ótima de liquidez no Previ Futuro”, garantiu o diretor de Administração.
Confira abaixo o vídeo com a exposição de Márcio na live do dia 14, que também contou com a participação dos diretores Paula Goto (Planejamento) e Wagner Nascimento (Seguridade), além do conselheiro deliberativo Ernesto Izumi e do conselheiro fiscal José Eduardo Marinho.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.