A diretora eleita de Planejamento da Previ, Paula Goto, fez palestra no dia 19 de outubro em evento promovido pela W-CFO Brazil em São Paulo para discutir sobre diversidade nas empresas à luz das novas regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) relacionadas ao tema.
A W-CFO Brazil é um grupo formado por mulheres altas executivas do mercado financeiro com o objetivo de promover a diversidade nas empresas do setor, estimular o apoio mútuo e incentivar as novas profissionais dessas empresas.
Em setembro o jornal Valor Econômico publicou matéria com o título “Mulheres ocupam menos de 1% da alta liderança”, informando que dos 396 cargos de CEO ou presidentes de Conselho de Administração das empresas listadas na B3, as empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira com o mais alto nível de governança corporativa, apenas 16 são ocupados por mulheres. Apenas duas delas são CEO, uma das quais é a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. E 14 estão no topo dos Conselhos, entre elas Paula Goto, que preside o Conselho de Administração da Tupy.
A CVM, a partir de audiências públicas em função das discussões sobre ASG, melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, baixou uma série de normas visando ampliar a diversidade nas empresas – principal tema de discussão do encontro da W-CFO Brazil.
“Ações afirmativas como essas são importantes quando se constata que, em Raio X feito pela própria B3, das empresas que entregaram o formulário de referência até 20.06.2023, 55% não possuíam mulheres entre seus diretores estatutários e 36% não tinham em seus conselhos de administração. Em relação a raça ou etnia, 88% não possuíam negros na diretoria estatutária e 90% não possuíam negros em seus conselhos de administração”, afirma Paula Goto.
“Diversidade, equidade e inclusão são áreas-chave para atuação dos investidores institucionais. A iniciativa PRI (Principles for responsable investment) vinculada à ONU protagoniza importante capítulo dessa linda história. A Previ é uma das primeiras signatárias no Brasil da iniciativa e hoje conta com o Denísio Liberato como representante da América Latina no board do PRI”, acrescenta Paula. “No que tange à diversidade, seu foco é cultura corporativa inclusiva, modelos de negócios inclusivos e sociedades inclusivas, sendo sua ambição impactar o mundo positivamente.”
Realizado no Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, o evento da W-CFO arrecadou absorventes higiênicos para o combate à pobreza menstrual.