Muitos associados do Previ Futuro têm dificuldade ao escolher o perfil de investimento mais adequado para investir seus recursos e programar sua aposentadoria. Acaba não fazendo opção nenhuma e se mantém no perfil adotado na política de investimentos da Previ.
Sabendo dessas dificuldades, a diretoria da Previ criou os perfis Ciclo de Vida (2030, 2040 e 2050), mantendo os já existentes (conservador, moderado, arrojado e agressivo) do Previ Futuro.
“Muitos colegas nos procuram dizendo que não sabem quando migrar de perfil ou não tem como acompanhar os movimentos do mercado financeiro. Então, os perfis Ciclos de Vida são adequados para eles, já que as migrações serão feitas pela Previ, de acordo o ciclo escolhido”, explica Wagner Nascimento, diretor eleito de Seguridade.
O que diferencia os três novos perfis é o percentual de recursos aplicados em renda variável. O associado escolhe o período que pretende se aposentar e a Previ faz a gestão do perfil, ajustando os investimentos ao longo do tempo, reduzindo os valores aplicados em renda variável e aumentando em renda fixa à medida que se aproxima o momento de receber os benefícios.
Dessa maneira, o associado reduz o risco de oscilações bruscas em sua reserva às vésperas da aposentadoria, evitando impactos negativos, já que o valor do benefício é calculado com base no saldo de conta disponível na data da aposentadoria.
A composição de cada perfil é a seguinte:
● Ciclo de Vida 2030: aloca inicialmente entre 10% e 30% dos investimentos em Renda Variável. E é indicado para quem pretende se aposentar entre 2026 e 2035.
● Ciclo de Vida 2040: planejado para quem pretende se aposentar entre 2036 a 2045, aloca de 25% a 45% dos investimentos em RV.
● Ciclo de Vida 2050: com alocação inicial de 40% a 60% dos investimentos em Renda Variável, é ideal para quem planeja se aposentar a partir de 2046.
Esses novos perfis se ajustam à necessidade de quem não se sente seguro em escolher o melhor perfil – ou o momento ideal para fazer a troca de perfil -, por temer fazer uma opção equivocada que possa impactar os benefícios futuros. Especialmente em momentos de turbulência na economia como esse que o Brasil e o mundo estão enfrentando.
E com a segurança da Previ, reconhecida por sua governança e expertise em garantir algumas das melhores rentabilidades do sistema de previdência complementar. Confira aqui.
Importante: a adesão a um dos perfis do Ciclo de Vida não é obrigatória nem permanente. O associado pode mudar quantas vezes quiser, respeitado o prazo de carência de 12 meses. A adesão pode ser feita pelo site da Previ.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.