Os diretores e conselheiros eleitos da Previ informaram na última live que estão fazendo todos os esforços para que a nova tabela PIP (Pontuação Individual do Participante) do Previ Futuro, que permitirá o aumento do saldo de conta e um valor maior dos benefícios na aposentadoria, passe a vigorar já em janeiro de 2023. A revisão da tabela foi uma conquista dos funcionários do Banco do Brasil na Campanha Nacional dos Bancários concluída agora em agosto.
Reivindicação antiga dos associados, a revisão da tabela PIP vai acelerar o processo de pontuação que permite aumentar a contribuição adicional, conhecida como 2B, que o associado do Previ Futuro pode fazer à medida em que evolui na carreira funcional. A contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o participante.
“Desenvolvemos uma tabela em que o associado alcança a pontuação mínima para ter o adicional com menos pontos e, portanto, com menor tempo de casa. E para que a alteração ocorra em todas as faixas. Agora estamos fazendo a discussão nas instâncias da Previ para que a partir de janeiro ela já esteja em vigor e na folha de pagamento de todo funcionário”, informou na live do dia 15 de setembro o diretor eleito de Seguridade, Wagner Nascimento. A decisão final será do Conselho Deliberativo, onde eleitos e indicados pelo banco têm paridade.
No diálogo com os associados, os dirigentes eleitos puderam tirar muitas dúvidas sobre a tabela PIP. Veja as principais:
Qual será o público-alvo da revisão da tabela PIP?
A resposta de Wagner Nascimento: “A proposta é para alterar em todas as faixas. Obviamente que as faixas menores, com zero de pontuação e que tinham mais dificuldade para atingir a pontuação mínima de 1%, como caixas e escriturários, de início serão as que terão mais mobilidade. No geral, quem está em cargos mais altos já alcança índices maiores de contribuição. Mas todas as faixas da tabela terão alguma alteração na pontuação, agilizando o alcance de novas contribuições”.
Por ser despesa nova, a alteração da tabela PIP dependerá também de órgãos externos à Previ?
Ainda o diretor de Seguridade: “Como o banco apresentou essa proposta numa mesa de negociação, e é comum ele cumprir os acordos que faz, como tem sido nas várias décadas de negociação de acordos coletivos, nosso entendimento é que isso já foi negociado, principalmente na Sest. No caso da Previc, não precisa de alteração, porque a tabela PIP está no regulamento do Previ Futuro, onde há um dispositivo estabelecendo que a tabela é de alteração do Conselho Deliberativo. Portanto, não precisa de aprovação da Previc. Por isso ela entrará em vigor a partir do ano que vem e já está contemplada no orçamento de 2023.
A conselheira deliberativa Luciana Bagno acrescentou: “Talvez precisássemos mandar para a aprovação da Previc se estivéssemos alterando a fórmula da PIP, que está no regulamento do Previ Futuro. Mas não estamos mexendo na fórmula, e sim na tabela”.
Participaram ainda da transmissão ao vivo dos eleitos nos canais do Associados Previ no Facebook e no YouTube ols diretores Márcio de Souza (Administração) e Paula Goto (Planejamento) e teve como convidado especial Marcel Barros, presidente da Anapar (Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e Autogestão em Saúde) e ex-diretor de Seguridade da Previ.
Clique aqui para assistir à íntegra da live, que discutiu ainda o desempenho dos planos de benefícios nos primeiros sete meses do ano, mudança do regime de tributação do Previ Futuro, correção do saldo devedor do Empréstimo Simples, impactos das novas regras do CNPC para a contabilização na marcação a mercado nos investimentos em títulos públicos e as propostas que os participantes dos fundos de pensão representados pela Anapar apresentarão ao presidente da República a ser eleito em outubro para aperfeiçoar o sistema de previdência complementar, blindá-lo de ingerências externas e fortalecer a participação dos associados na gestão.
Confira no vídeo abaixo as explanações e o debate sobre a tabela PIP.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.