A Previ lançou no mês passado o programa Previ de Portas Abertas, mais uma iniciativa que se alinha ao propósito permanente dos dirigentes eleitos de aproximar os associados da gestão e aumentar a transparência.
Voltado prioritariamente para dirigentes de entidades representativas do funcionalismo do Banco do Brasil, o programa consiste em uma visita de dois dias à sede da Previ, no Rio de Janeiro, onde os associados participam de seminários e palestras para conhecer por dentro todo o funcionamento da entidade e dos planos de benefícios. Dois novos eventos estão programados para 2023, um em cada semestre.
No evento que inaugurou o Previ de Portas Abertas, dias 6 e 7 de outubro, dentre outros temas os associados ouviram exposições sobre o sistema de previdência complementar, a história da Previ, as políticas de investimentos, como é a gestão de cada plano e as operações com participantes. Também conheceram as instalações da sede e participaram de conversas e almoço com os dirigentes da Previ.
“Parabenizo muito a iniciativa Previ de Portas Abertas”, elogia Sandro Sedrez dos Reis, representante da AFABB-PR, que participou do primeiro evento. “Pensando na necessidade de manter vivo e renovado o espírito do associativismo em nossa grande comunidade, avalio que a atividade acerta em cheio nesse sentido, ao chamar agremiações que se relacionam cotidianamente com participantes e beneficiários da Previ, permitindo que essas instâncias estejam melhor habilitadas para orientar, esclarecer e auxiliar as pessoas; bem como reportar à Previ, de maneira mais sistêmica e fundamentada, pontos de aprimoramento e/ou de atenção a serem destacados no radar daquela Caixa.”
‘Foi uma experiência excelente’
Adriana Ferreira, diretora do Sindicato de São Paulo, também gostou das atividades. “Foi uma excelente oportunidade para conhecer melhor a Previ, inclusive sob a ótica de como ela surgiu, todo o cuidado e profissionalismo que exerce para garantir o complemento da aposentadoria dos participantes e seus desafios para o futuro”, afirma.
“Foi uma experiência excelente, onde os participantes tiveram a oportunidade não só de conhecer as dependências físicas da Previ, mas a sua história e toda sua capacidade de manutenção e investimento do nosso dinheiro”, acrescenta Renata Melo, do Sindicato de Alagoas. “Através do curso eu pude perceber que o futuro do funcionário do Banco do Brasil está bem guardado. Pude também ver a grandeza da entidade Previ, que é o maior fundo de pensão da América Latina”.
‘Valorizamos ainda mais o sistema de gestão da Previ’
Também de São Paulo, Renato Augusto Carneiro é associado do Previ Futuro e membro do Conselho Deliberativo da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão). “Conhecemos melhor os produtos da Previ, sua estrutura, conversamos com seus funcionários, diretores e presidente, numa conversa franca na qual tiramos nossas dúvidas sobre a gestão da Previ. Após o evento, valorizamos ainda mais o sistema compartilhado de gestão realizada com diretores eleitos pelos funcionários, que torna a Previ mais sólida e mais transparente”, conta Renato, que aparece na foto ao lado de Adriana Ferreira e do diretor eleito de Seguridade, Wagner Nascimento.
Sandro Sedrez, da AFABB-PR, também gostou do curso “Previ para Iniciantes”, parte integrante do encontro. “É uma excelente introdução ao universo da previdência complementar e em especial ao da Previ, instrumentalizando outras entidades para atuarem como ponte mais efetiva entre a comunidade e a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Que a ação prossiga e transforme a relação entre as demais entidades do funcionalismo e a Previ numa força viva e solidária em prol do nosso coletivo!”
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.