O Previ Futuro é o plano de benefícios mais rentável de todo o sistema de previdência complementar fechado – e sua rentabilidade é mais que o dobro dos planos de mercado no longo prazo. Para um associado que contribuir por 35 anos e se aposentar aos 60, receberá mensalmente do Previ Futuro benefícios equivalentes a 115,8% do último salário como funcionário do Banco do Brasil.
Desde que foi criado, em 1998, o Previ Futuro teve rentabilidade de 3.124,80%, diante de um INPC acumulado de 1.610,10%, alcançando uma rentabilidade média anual de 7,50%, ou 2,80% acima da meta de referência. E quem aderiu ao plano há 20 anos, conseguiu até agora 5,70% de rentabilidade anual acima da inflação (e 1,01% acima da meta). Confira no quadro outras simulações.
Nos últimos 10 anos, o Previ Futuro apresentou rentabilidade mais que duas vezes superior aos dos planos de mercado vendidos pelos bancos, segundo dados comparados da Previ, da Anbima e do IBGE. Para uma inflação (INPC) de 97,64% desde 2014, o Previ Futuro rentabilizou 239,76% (bem acima da meta de referência de 184,88%) e mais que o dobro da rentabilidade dos fundos de mercado com o mesmo perfil, que tiveram rentabilidade 122,25% no mesmo período. Compare no quadro.
Isso significa que o associado que aderiu ao Previ Futuro no seu lançamento, há 26 anos, e já teve até aqui rentabilidade média anual de 7,50% (acima do INPC), se contribuir por mais 9 anos poderá se aposentar recebendo pelo resto da vida rendimentos 15,8% superiores ao último salário que teve na ativa, quando somado o benefício Previ formado só com contribuições mínimas de 7% com o benefício do INSS.. (Veja no quadro).
“Esses dados comprovam o êxito da governança, em que os associados têm participação igualitária na gestão, e a excelência do quadro técnico da Previ, todo formado por funcionários do Banco do Brasil associados aos planos de benefícios”, afirma Márcio de Souza, diretor eleito de Administração da entidade.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.