A primeira live de 2025, realizada pelos dirigentes eleitos da Previ em 29 de janeiro, foi a mais longa desde que foi criado esse importante canal de comunicação, o que demonstra o grande interesse dos associados com a difícil conjuntura nacional e internacional e seus impactos na Previ.
Em duas horas de conversas, transmitidas ao vivo pelos canais Associados Previ no YouTube e no Facebook, os eleitos discutiram o desempenho do Plano 1 e do Previ Futuro, as mudanças favoráveis aos fundos de pensão fechados e seus participantes no marco regulatório do sistema de previdência, os riscos das reclamatórias trabalhistas, o novo sistema de autoatendimento, as mudanças na Capec, política de investimentos e as perspectivas da Previ para 2025, dentre inúmeros outros temas apresentados pelos associados que participaram da live.
“2025 será um ano de capturar oportunidades e continuar cuidando muito bem do nosso caixa. Em tempos de crise, quem tem caixa saudável tem um tesouro nas mãos”, sintetizou Márcio de Souza ao final da transmissão, que contou também com a participação dos diretores Wagner Nascimento (Seguridade) e Paula Goto (Planejamento).
Os eleitos também reforçaram a importância da governança da Previ, onde os associados têm participação compartilhada da gestão, e reafirmaram o compromisso com o equilíbrio dos planos, com a democracia e com a transparência. Assim como os demais canais de comunicação Associados Previ, as lives foram implementadas com esse objetivo e para a aproximar a gestão dos verdadeiros donos da Previ, os participantes.
Quem não viu a transmissão ao vivo pode assistir no vídeo abaixo. Seja na íntegra ou apenas os trechos de seu maior interesse, que estão assinalados no roteiro na sequência do vídeo. É só clicar.
01:05 Abertura com as novidades na Previ.
04:51 Saudação de Paula Goto.
07:14 Saudação de Márcio de Souza.
09:24 Saudação de Wagner Nascimento.
10:55 A conjuntura econômica e os desempenhos do Plano 1 e do Previ Futuro, por Paula Goto.
23:55 A luta pelas mudanças, os avanços no ambiente regulatório e os impactos na Previ, por Márcio de Souza.
37:28 O equilíbrio entre os investimentos em Renda Fixa e Renda Variável, por Wagner Nascimento.
38:40 Os riscos para o patrimônio do Plano 1 com as reclamações trabalhistas, por Wagner Nascimento.
46:31 As mudanças na Capec e o aperfeiçoamento do autoatendimento da Previ, por Wagner Nascimento.
Os associados tiram suas dúvidas
52:08 “Como o perfil conservador do Previ Futuro, cuja base de investimentos são os títulos públicos, rendeu menos que 3% nos últimos 12 meses?” Márcio de Souza e Paula Goto respondem.
1:14:57 “Como está o desempenho do presidente da Previ? Há especulações de que a Previ está direcionando investimentos no PAC. O que há de verdade?” “É fakenews, mentira”, responde Márcio de Souza. “Na Previ não tem decisão individual. Nossa governança tem metade da direção eleita e metade indicada pelo banco, passa pelas áreas técnicas e trabalha de forma colegiada”.
1:18:53 Questionamento sobre como saber quando o governo pagará mais ou menos juros pelos títulos públicos. Márcio também responde. A economia é como uma roda gigante, sobe e desce. Não é futurologia. É preciso ter capacidade de análise das variáveis para tomar as melhores decisões.
1:21:41 “A Previ vai aumentar o percentual aplicado em Renda Variável no exterior em 2025, haja vista o cenário mais favorável que o cenário interno?”. Márcio dá a resposta.
1:23:48 Diretor de Administração responde aqui a bloco de perguntas sobre elevação da taxa Selic e marcação a mercado e investimentos no setor aéreo e na Invepar.
1:32:13 “Quando entrará em vigor a nova Tabela PIP para o Previ Futuro?” Quem responde é Wagner Nascimento.
1:34:53 Questionamento sobre o índice no ranking de solvência do Plano 1. Wagner Nascimento esclarece.
1:39:00 “Qual o investimento da Previ no grupo Allos?” Wagner responde.
1:40:43 “Teria como a Previ informar o resultados dos investimentos, se foram deficitários ou superavitários, após a finalização do investimento?” Confira resposta do diretor de Seguridade.
1:41:17 “Me aposentei pelo Previ Futuro e gostaria de saber se tenho que escolher o perfil”. O esclarecimento é de Wagner Nascimento.
1:44:27 “Já estamos com uma rentabilidade baixa, com perspectiva até de um déficit no Plano 1. Como será 2025, então?” Márcio de Souza responde: “Será um ano de capturar oportunidades e continuar cuidando muito bem do nosso caixa. Em tempos de crise, quem tem caixa saudável tem um tesouro na mão”.
1:48:53 Considerações finais.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.