A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) acaba de aprovar a nova Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), o que representa mais uma vitória importante para os associados do Previ Futuro.
Reivindicação antiga dos associados, a revisão da tabela vai acelerar o processo de pontuação que permite aumentar a contribuição adicional, conhecida como 2B, que o participante do Previ Futuro pode fazer à medida em que evolui na carreira funcional. A contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o associado.
Esse percentual é calculado mensalmente por meio da Tabela PIP, considerando três fatores: crescimento salarial do participante, tempo de filiação ao plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB participantes do Previ Futuro. Saiba mais aqui.
Apresentada pelos dirigentes eleitos da Previ, a proposta foi uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2022. Recebeu aprovação do Conselho Deliberativo da Previ em janeiro de 2024 e do Banco do Brasi em abril do mesmo ano. O projeto retorna agora à Previ e depois segue para análise final da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Revisão da tabela vai beneficiar 30 mil associados
Desde que foi criado, em 1998, o plano Previ Futuro nunca teve atualização de metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias mudanças nos planos de cargos e salários do banco. “Depois das mudanças na jornada de trabalho e com o Performa, a Tabela PIP ficou prejudicada e estagnou a pontuação dos associados”, lembra Wagner Nascimento, diretor eleito de Seguridade.
“Com a revisão da Tabela PIP, 30 mil associados mudarão de faixa de contribuição imediatamente, dos quais 15 mil não conseguiam nem contribuir pela Tabela atual. É um avanço importante para esses associadas e associados do Previ Futuro porque poderão aumentar o percentual de contribuição, aumentando também a contribuição do banco e melhorando sua reserva de poupança”, comemora Wagner.
A própria coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB), Fernanda Lopes, é uma das que serão contempladas. “Tenho 15 anos de carreira no banco e só obtive aumento de dois pontos na PIP nesse período. Da forma como ela estava, somente os cargos mais altos conseguiam alcançar os 10% de contribuição”, conta ela. “Após várias negociações do movimento sindical, finalmente em setembro de 2022 o banco aceitou revisar a metodologia de cálculo”, relembra Fernanda Lopes.
“A conquista se conecta com o propósito de maximização da construção da reserva previdenciária do associado do Previ Futuro e consequentemente de uma melhor aposentadoria”, acrescenta Paula Goto, diretora eleita de Planejamento da Previ.
Como fazer a contribuição adicional
A Pontuação Individual do Participante (PIP) pode ser acompanhada mensalmente, no autoatendimento. Tanto no site da Previ quanto no App, é mostrado qual é o percentual que o participante tem direito de contribuir, sendo possível também realizar alterações e simulações do valor de contribuição.
O ideal é deixar sempre o percentual máximo (10%) para que as contribuições acompanhem a evolução da carreira e possam proporcionar um aumento do benefício de aposentadoria.
(Com informações da Contraf-CUT)
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.