A história da Previ é uma história de lutas e conquistas dos funcionários do Banco do Brasil. Fundada em 1904 como Caixa Montepio por 52 bancários, é hoje o maior fundo de pensão do Brasil, com 199 mil associados nos dois planos de benefícios (113 mil no Plano 1 e 86 mil no plano Previ Futuro).
A solidez e o equilíbrio da Previ devem-se ao êxito do modelo de governança instituído pela reforma estatutária de 1997. A Previ pertence aos trabalhadores, foi construída pelos trabalhadores e é administrada pelos trabalhadores. Conheça aqui as principais conquistas.
- A conquista da participação na gestão. Com a reforma estatutária de 1997, associados conquistam o direito de eleger a metade na Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal – e posteriormente também dos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. Confira no vídeo.
- Com o acordo de 97, os associados também conquistaram:⇒ Direito de aposentadoria aos 50 anos, independentemente do INSS.
⇒ Extensão da dependência dos filhos de 21 para 24 anos.
⇒ As associadas passaram a colocar seus companheiros como dependentes.
⇒ Aumento dos benefícios com reposição anual da inflação. - Associados reconquistam a governança, em 2002, depois da intervenção do governo FHC, com a destituição de todos os dirigentes eleitos. Veja no vídeo.
- A conquista da redução da Parcela Previ, pela qual os associados que se aposentaram a partir de 24 de dezembro de 1997 passaram a ter aumento de R$ 800 (valor da época) nos benefícios. Saiba como foi.
- As conquistas com os superávits a partir de 2006. Com a boa governança, a Previ acumulou superávits três anos seguintes, o que permitiu:
⇒ Alteração do plano de custeio, que reduziu de 8% para 4,8% o valor das contribuições mensais. Conquista vale até hoje. Confira.
⇒ Criação do Benefício Especial de Proporcionalidade, que trouxe para sempre ganhos nos benefícios para os que se aposentaram a partir de dezembro de 1997.
⇒ Instituição do Benefício Especial de Remuneração, que aumentou a base do salário de participação (o salário considerado para o cálculo do benefício) de 75% para 90% da remuneração. Essa diferença de 15% foi incorporada no benefício e também continua em vigor. Entenda como foi.
- Suspensão das contribuições por 7 anos. Além de todos os benefícios acima, ainda como resultado dos superávits os associados do Plano 1 deixaram de pagar as contribuições mensais de 2007 a 2013. Relembre.
- Benefício Especial Temporário, que representou 20% de aumento nos benefícios entre 2011 e 2013, inclusive para pensionistas. Para os associados da ativa, foi aberta conta pessoal para receber o valor na aposentadoria. Assista aqui ao vídeo.
Todas essas conquistas representaram uma transferência, entre 2006 e 2013, de mais de R$ 58 bilhões (em valores de dezembro de 2018) para os benefícios dos associados do Plano 1, em valores nominais.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.