A Anapar (Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e Autogestão em Saúde) realiza nesta quinta-feira 27 de julho um seminário online sobre o GT da Previdência Complementar, para explicar e discutir o andamento do grupo de trabalho convocado pelo Ministério da Previdência para revisar as normas que regem os fundos de pensão fechados como a Previ. O encontro será às 18h (de Brasília) na plataforma Zoom e a participação pode ser feita nesse link aqui.
Participarão do seminário a diretora da Regional Anapar MG/ES, Cláudia Ricaldoni, que participa da Subcomissão 2 do GT da Previdência Complementar, onde está sendo discutida a retirada de patrocínio, e o economista José Roberto Ferreira, que está na Subcomissão 1 do GT, que trata do tema contribuição extraordinária em planos de equacionamento.
“Pensamos esse seminário porque muito está se falando sobre a Resolução 53, sobre retirada de patrocínio, e gerando muitas desinformações para os participantes dos fundos de previdência. Achamos necessário então fazer um resgate de toda essa história, mas mostrar também que os ataques ao patrimônio dos trabalhadores não se restringem à retirada de patrocínio”, explica o presidente da Anapar, Marcel Barros.
Ele cita entre esses ataques a perseguição e criminalização diante das disputas dentro dos órgãos reguladores e fiscalizadores do sistema de previdência complementar e a criação de regras que são ingerências indevidas nos planos de previdência. “E isso nos preocupa muito dentro da Anapar”, acrescenta Marcel, ex-diretor eleito de Seguridade da Previ.
O GT da Previdência Complementar foi criado pelo Ministério da Previdência e instalado no dia 28 de junho, em Brasília. Já realizou duas reuniões, nos dias 7 e 14 de julho, para as quais a Anapar levou propostas aprovadas nos encontros e conferências e também as apresentadas por participantes de fundos de pensão no canal disponibilizado pela entidade para esse fim.
Após o seminário desta quinta-feira, haverá uma nova reunião do GT para tentar fechar a minuta das duas propostas a serem encaminhadas ao Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), cuja deliberação pode ocorrer na primeira semana de agosto.
Confira no vídeo a explicação de Marcel sobre o seminário da Anapar.
Leia também:
>>> Anapar explica: O que está em jogo sobre retirada de patrocínio?
>>> Anapar cria canal para receber contribuições ao GT da previdência complementar
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.