Criado para os funcionários que entraram no Banco do Brasil a partir de 24 de dezembro de 1997, o Previ Futuro já é, sozinho, o quinto maior plano de benefícios de previdência complementar do país, com ativos de R$ 16,95 bilhões contabilizados em junho último. A Previ tem dois planos de benefícios, o Previ Futuro e o Plano 1, que é o maior do Brasil. Nos primeiros seis meses do ano, os investimentos do Previ Futuro alcançaram rentabilidade de 11,27%, mais que o dobro da meta atuarial de 4,98%.
O Previ Futuro é o plano de contribuição definida mais rentável do sistema de previdência complementar brasileiro, graças à competência de seu corpo técnico, composto por funcionários do banco e, portanto, também participantes do Previ Futuro e do Plano 1 e, também, ao modelo de governança democrático conquistado pelos associado.
Esse modelo de gestão compartilhada garante aos associados elegerem a metade da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e dos conselhos consultivos dos dois planos de benefícios da Previ.
É fundamentalmente em razão dessa governança, que confere participação efetiva dos associados e maior transparência na gestão, que conquistamos nas últimas duas décadas melhorias nos planos. Veja aqui como foi essa conquista.
Como as reservas são acumuladas
O valor do benefício que o associado do Previ Futuro vai receber quando se aposentar dependerá do saldo que tiver acumulado durante a vida laboral. O valor do montante acumulado, por sua vez, dependerá das contribuições efetuadas, do tempo de contribuição e da rentabilidade obtida no investimento dos recursos do plano.
O Previ Futuro permite três tipos de contribuições (mínima, adicional e complementar) e dá ao associado a opção de escolher quatro tipos de investimentos de seus recursos: conservador, moderado, arrojado e agressivo.
Na contribuição mínima (conhecido como 2A), o participante contribui com 7% do salário, descontados em folha de pagamento, e o banco acrescenta o mesmo valor. Desse percentual, 6,390016% vão formar o Saldo de Conta que será destinado ao pagamento de benefícios programados (Renda Mensal de Aposentadoria ou Renda Mensal Antecipada de Aposentadoria) e o restante (0,609984%) destina-se a custear os benefícios de risco (Complemento de Aposentadoria por Invalidez e Complemento de Pensão por Morte).
O patrocinador Banco do Brasil contribui com o mesmo percentual, o que oferece rentabilidade de 100% do valor investido pelo associado.
Contribuição adicional
Para o participante que tiver evolução na carreira funcional, além da contribuição mínima o Previ Futuro oferece ao associado a possibilidade de fazer a contribuição adicional (2B), com o objetivo de tornar o Saldo de Conta acumulado durante o período de trabalho suficiente para garantir uma renda de aposentadoria condizente com as últimas remunerações da ativa.
A contribuição adicional (2B) pode variar de 1% a 10% do salário de participação. Esse percentual é calculado mensalmente por meio da Pontuação Individual do Participante (PIP), que leva em consideração os fatores (1) crescimento salarial do participante, (2) tempo de filiação ao plano e (3) crescimento salarial médio anual dos funcionários do banco associados ao Previ Futuro. O BB contribui com o mesmo percentual e o desconto é realizado automaticamente na folha de pagamentos.
Ao alcançar 50 pontos no PIP, o associado precisa contribuir com mais 1%, e assim sucessivamente até chegar ao máximo de 10%, com desconto automático em folha. A PIP deve ser acompanhada mensalmente no autoatendimento do site www.previ.com.br, que mostra o percentual que o participante tem direito de contribuir, além de permitir alterações e simulações do valor a contribuir e verificar o impacto dessas contribuições no Saldo de Conta e na Renda Mensal.
Contribuição complementar
Além das contribuições mínimas e da contribuição adicional, o plano Previ Futuro oferece ainda a possiblidade de o associado fazer uma contribuição complementar (2C), esta sem a contrapartida do banco. Ela pode ser mensal, em percentual não inferior a 2% do salário de participação, ou eventual, desde que não seja inferior a 20% do salário de participação.
Conquista recente dos associados permite agora que a Previ, em parceria com o BB e a Livelo, disponibilize a alternativa de ressarcimento das Contribuições Complementares (2C) com Pontos Livelo. O pedido de ressarcimento deve ser realizado no autoatendimento do Banco do Brasil. Conheça essa conquista.
Todas essas contribuições devem ser feitas pelo canal Autoatendimento do site www.previ.com.br.
“O Previ Futuro é um plano que apresenta uma característica toda especial para os nossos associados, mas o fundamental é que ele garante rendas mensais vitalícias para todos os associados, o que é uma garantia importante para o bem-estar do nosso aposentado, de seus familiares e dos futuros pensionistas que vamos ter no plano”, resume o diretor eleito de Administração, Márcio de Souza.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.