O país inteiro sofre com a tragédia da Covid-19, que se aproxima de matar meio milhão de brasileiros. Mas alguns segmentos da sociedade são vítimas preferenciais da pandemia, em razão das desigualdades seculares que nos assolam. Os pobres são os que mais morrem. Dos que sobrevivem, as mulheres carregam nos ombros o maior peso do sacrifício.
Pesquisa realizada pela Sempreviva Organização Feminista (SOF) revela que 50% das mulheres brasileiras foram ainda mais sobrecarregadas porque, além do trabalho, passaram a cuidar de alguém desde a chegada da Covid-19 no ano passado. E 72% afirmam que aumentou a necessidade de monitoramento e companhia com relação a crianças e idosos, principalmente filhos e pais.
Sem contar o aumento da violência doméstica – e até do feminicídio.
Por isso o Associados Previ escolheu o tema “Desafios das mulheres durante a pandemia” para a próxima live, que será realizada na terça-feira 1º de junho, às 19h30, pelos nossos canais no Youtube e no Facebook.
A diretora eleita de Planejamento, Paula Goto, coordenará a live com participação exclusiva de mulheres. Lá estarão a conselheira deliberativa eleita da Previ Luciana Bagno, a representante do funcionalismo no Conselho de Administração do BB (Caref), Débora Fonseca, a conselheira consultiva do Previ Futuro Tânia Leyva e a diretora da Contraf-CUT Fernanda Lopes.
Como convidada especial, participará a psicóloga Fernanda Duarte, doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, com estágio no grupo de Sociologia Política da Universidade de Amsterdam (UvA). Fernanda é autora da tese de doutorado “Trabalhadores no Divã: Contribuições da Psicopatologia Clínica do Trabalho”.
A live também abordará a campanha nacional Sindicato Solidário, uma mobilização de entidades de bancárias e bancários em prol da humanidade com o propósito de ajudar a quem precisa.
Contamos com sua presença.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.