Os diretores eleitos da Previ realizaram nesta quarta-feira 22 de abril a primeira transmissão ao vivo via Youtube e Facebook, para conversar com os associados e tirar dúvidas sobre o que a Previ está fazendo para garantir seus compromissos diante da mais grave crise enfrentada pelo Brasil e pelo mundo desde a Segunda Guerra Mundial.
Durante 1 hora e 13 minutos, os diretores Marcel Barros (Seguridade), Paula Goto (Planejamento) e Márcio de Souza (Administração) interagiram com os associados do Plano 1 e do Previ Futuro de todas as partes do país. Explicaram por que a Previ permanece sólida, lembraram sua capacidade de se recuperar de crises e reafirmaram a importância do modelo de gestão, que garante plena participação e fiscalização dos associados.
O resultado da live nos canais dos Associados Previ no Facebook e no Youtube foi positivo e os diretores eleitos realizarão novos eventos, reforçando assim o compromisso de manter o diálogo constante com os associados, incentivando a participação e aumentando a transparência na gestão de seus recursos.
Assista aqui a íntegra da conversa no Youtube. E veja a seguir um pequeno tira-gosto de alguns temas abordados no bate-papo.
Garantia do pagamento dos benefícios
Marcel Barros: “O mais importante é a gente ter a certeza de que todos estão se cuidando, de si e das pessoas que amamos, neste momento crítico que a Humanidade está enfrentando. Na Previ, enquanto representante dos associados, estamos cuidando para que todo dia 20 tenhamos a certeza do benefício na conta corrente. Neste dia 20 de abril, houve ainda o adiantamento de metade do 13º da Previ e de metade do 13º do INSS. E a segunda parcela do 13º do INSS será depositada em maio. Sabendo que muitos colegas cuidam também de familiares que estão tendo dificuldades, tomamos também a decisão de dar aos quem têm Empréstimo Simples a opção de suspender o pagamento das prestações de maio e junho”.
Previ pronta pra tomar decisões para a segurança dos associados
Márcio de Souza: “Desde que começou a pandemia, adotamos na Previ medidas internas de segurança para proteger os nossos funcionários, que também são associados. Acionamos o sistema garantindo que a Previ esteja funcionando 100% de forma remota, com os funcionários, protegidos, fazendo teletrabalho. Estamos acompanhando atentamente o comportamento do mercado, fazendo análises diárias dos cenários macroeconômicos e mobilizados permanentemente e prontos para tomar as decisões necessárias para garantir a segurança do associado”.
A Previ já superou muitas crises e vai superar essa
Paula Goto: “Essa é a maior crise desde a Segunda Guerra Mundial. Mas para tranquilizar os associados é preciso lembrar que a Previ já passou por várias crises na nossa história. Quando tinha apenas 14 anos de existência, enfrentou a gripe espanhola de 1918. Temos experiência de resiliência que nos fez robustecer e fortalecer em relação ao planejamento e à política de investimentos. Essa crise vai passar. Temos um colchão de liquidez, pra que possamos enfrentar esse momento sem termos que nos desfazer de ativos de forma depreciada. Os ativos da Previ são de ações de empresas sólidas. Quando houver a retomada, esses ativos vão se recuperar. Temos pelo menos seis de altíssima liquidez para pagar os benefícios. E temos um colchão de liquidez que vai num horizonte maior, de 12 a 24 meses, fazendo remanejamento do que estava planejado.”
Governança da Previ garante segurança dos associados
Márcio de Souza: “Há várias perguntas sobre a possibilidade de o governo, aproveitando-se da crise, obrigar a Previ a comprar papéis indesejados. Não existe essa possibilidade. A Previ tem uma governança muito robusta. Foi o primeiro fundo de pensão que elegeu diretores executivos, representantes dos associados na governança. O estatuto da Prevê prevê que, mesmo os indicados pelo banco têm que ter pelo menos 10 anos como associados de um dos planos. E a paridade se estende para todos os conselhos. Além disso, a Previ tem no seu corpo técnico somente associados, ou do Plano 1 ou do Previ Futuro. Essa estrutura de governança é toda segregada. Se a diretoria de um eleito inicia um processo, é a diretoria de um indicado que dá continuidade e é uma outra diretoria que controla. Toda essa estrutura foi construída pra trazer essa blindagem à Previ. Então, podemos tranquilizar os associados de que não tem como chegar uma proposta na Previ e ela ir para uma tomada de decisão monocrática. Precisa passar por áreas técnicas e depois vem para uma decisão que também é colegiada. Ampliamos o conceito de governança, criando vários colegiados de decisão com três gerentes executivos. É uma governança que responde apenas aos interesses dos associados, e precisamos garantir que essa governança seja mantida.”
Importante agora é cuidar da saúde de você e de sua família
Marcel Barros encerrou a live falando em nome dos três diretores eleitos: “Queremos agradecer a participação de todos, mas queremos deixar duas mensagens. Primeiro: cuidem de vocês e de sua família, cuidem das pessoas que vocês amam, porque o momento requer bastante cuidado. Segundo: a Previ é uma entidade resiliente, centenária, com um modelo de gestão exemplar. Essa prestação de contas que estamos fazendo aqui é resultado disso. Essa transparência é fundamental. Vamos nos manter unidos, defendendo nosso modelo de governança, que é a maior força que nós temos.”
A próxima live com os diretores eleitos no Youtube e no Facebook será na quinta-feira 7 de maio, às 19h30.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.