Os diretores e conselheiros eleitos da Previ saúdam os funcionários e funcionárias do Banco do Brasil, e todos os bancários do país, neste 28 de agosto, Dia do Bancário.
A data é apenas um símbolo, escolhida pelos próprios bancários. Foi o dia que começou a greve de 1951, que durou 69 dias e é a mais longa da história da categoria.
Ela simboliza uma trajetória de mais de um século de lutas e conquistas, hoje consolidadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e nos acordos coletivos por bancos. Que garantem os mesmos direitos a todos os bancários de todos os bancos em todo o território nacional.
Foi com mobilização e luta que a categoria conquistou a jornada de 6 horas, a folga aos sábados, unificação da data-base, 13º e 14º salários, tíquete-alimentação, auxílio-creche, PLR, avanços na igualdade de oportunidades, 13ª cesta-alimentação, licença-maternidade de 180 dias etc.
Assim os funcionários e funcionárias do Banco do Brasil construíram a Cassi e a Previ. E conquistaram a governança que dá aos associados poder de fiscalização e decisão no maior e mais sólido fundo de pensão da América Latina.
Algumas dessas conquistas os bancos querem retirar na campanha nacional deste ano e por isso os bancários estão mobilizados em todo o país para garantir a manutenção de seus direitos.
E podem contar com o apoio e a solidariedade dos diretores e conselheiros eleitos da Previ.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.