Os diretores eleitos da Previ vão participar entre esta terça-feira 3 de outubro e a sexta 6 do Seminário de Investimentos, Governança e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar (Siga), que tem o objetivo de discutir e estimular as boas práticas Ambientais, Sociais, de Governança Corporativa e de Integridade (ASGI) nas empresas em que os fundos de pensão têm participação acionária – e como conciliar o sucesso econômico com essas práticas.
O seminário será realizado no Rio de Janeiro e terá transmissão online em diversas redes sociais. Para acompanhar, o associado precisa se cadastrar no site do evento, www.previ.com.br/siga, onde também é possível encontrar a programação completa.
“Pretendemos, com o SIGA, juntamente com outras fundações e com o patrocínio de diversos agentes de transformação, compartilhar melhores práticas e reforçar o papel dos investidores institucionais com o olhar de longo prazo e com as ações de impacto positivo hoje. Porque o que fazemos no presente tem o potencial de mudar a vida do planeta e da sociedade”, afirma Paula Goto, diretora de Planejamento da Previ.
Ela acrescenta: “Cabe a nós a escolha sobre a forma de impacto que queremos ser. E, se nosso propósito é cuidar do futuro das pessoas, nossas ações devem sempre mirar um ambiente sustentável de investimentos e uma sociedade e um planeta melhor para todos e todas! SIGA-nos, pois, pensar no futuro, é hoje!”
O diretor eleito de Seguridade, Wagner Nascimento, explica que o seminário junta três eventos, “tanto o nosso evento de política de investimentos como o encontro de governança e o encontro dos advogados, que é o seminário dos aspectos jurídicos”.
“O seminário dará visibilidade e transparência às ações da Previ como um player importante no mercado em relação aos investimentos e às práticas ASGI, o que é um debate importante em relação às oportunidades de investimentos que temos no país. E terá a participação de pessoas importantes tanto do setor público quanto do mercado financeiro”, afirma Wagner. “Então o evento é importante para nós porque de fato consolida a Previ como um modelo de governança sólida. E também tem a participação de outros fundos, para mostrar a unidade e a importância do setor de previdência complementar para o desenvolvimento do país.”
Fortalecer o sistema de previdência e melhorar benefícios
Além da Previ, estão na organização do seminário a Anapar (Associação Nacional dos Participantes da Previdência Complementar), Funcef (dos empregados da Caixa), Petros (da Petrobras), Valia (Vale do Rio Doce) e Postalis (Correios).
“Este ano o seminário se reveste de uma importância especial. Ele era promovido tradicionalmente pela Previ e este ano tem a participação de diversas outras entidades de previdência complementar, a partir de uma articulação realizada pela Anapar. Isso faz com que as entidades se unam para discutir e pensar atividades conjuntas e soluções que possam trazer uma melhoria para o sistema de previdência complementar fechada”, afirma Marcel Barros, presidente da Anapar.
“Vamos discutir investimento, outras classes de ativos, como podemos garantir segurança jurídica no ato regular de gestão, segurança jurídica nos investimentos, para que tenhamos uma governança robusta e com isso possamos ter um sistema de previdência complementar cada vez mais forte e que garanta benefícios cada vez melhores para os participantes”, acrescenta.
E com isso, continua o presidente da Anapar, será possível criar um círculo virtuoso, em que “a poupança que os trabalhadores depositam em seus fundos de pensão possam também servir de investimento para o país, principalmente em áreas como inovação, infraestrutura, sustentabilidade. E com isso a gente construir um país cada vez melhor”.
Além dos eleitos, dezenas de autoridades e pesquisadores de várias áreas participarão do seminário. Entre eles a presidenta do Banco do Brasil Taciana Medeiros, a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, o microbiologista Átila Iamarino, o presidente da Previ João Luiz Fukunaga, a empresária Luiza Trajano, o economista André Roncáglia, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares José Vicente e o investidor em inovação e Inteligência Artificial Alexandre Nascimento. Confira aqui a programação e a lista de participantes do seminário.