A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou a alteração no regulamento da Carteira de Pecúlios da Previ (Capec), que passou a vigorar a partir do dia 5 de dezembro de 2024. O novo regulamento dá mais modernidade, flexibilidade e segurança à Capec, mantendo o plano sustentável no longo prazo, além de tornar sua redação mais simples e didática.
Também entrou em vigor a partir de 1º de janeiro a nova tabela de pecúlios e de contribuições da Capec. Os valores de pecúlios serão reajustados em 4,17%. O índice é superior ao ajuste mínimo regular, que corresponde à variação do INPC acumulada de janeiro a setembro de 2024.
A Capec é estruturada no regime financeiro de repartição simples, ou regime de caixa. Nesse modelo as contribuições dos participantes mais jovens subsidiam o pagamento dos benefícios aos mais idosos, estabelecendo um pacto de gerações. Para que esse modelo seja sustentável, é fundamental que haja uma renovação constante do conjunto de participantes.
Nos últimos anos, essa renovação não tem ocorrido na Capec como esperado pela Previ. Confira no gráfico abaixo a evolução etária, com aumento significativo da concentração de mais idosos.
Em razão disso, além das alterações no regulamento a Previ está implementando diversas ações para tornar a Capec um plano mais flexível, moderno e atrativo, sobretudo aos associados mais jovens, aproveitando sugestões de participantes e práticas adotadas pelos pares de mercado.
Dentre as melhorias estão o lançamento das Assistências, com pacotes de serviços como Pet Completo, Check-up Residencial, Assistência Bike e Assistência Tecnologia. Esses serviços podem ser utilizados por todos os participantes da Capec por meio da Central de Atendimento da Europ Assistence, parceira da Previ no projeto, no 0800-704-5479.
Com as mudanças no regulamento, a Capec agora passa a ter a possibilidade de contratação da cobertura por Invalidez de forma independente ao Pecúlio Morte, a possibilidade de extensão da Capec aos participantes do Previ Família – a critério da Previ -, além de ajustes nas regras para atualização e correção do valor dos pecúlios.
(Com informações do portal www.previ.com.br)
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.