Com R$ 186 bilhões de investimentos e 113 mil associados, o Plano 1 da Previ é o maior plano de benefícios do sistema de previdência complementar do Brasil. E continua sólido como nunca, explica no vídeo abaixo o ex-diretor eleito de Administração da Previ, Francisco Alexandre.
“Dois anos atrás era comum a história de que o Plano 1 estava desandando. Era comum a história de que o plano estava errado. E nós sempre dissemos: momentos de dificuldades num plano que tem previsão de 70 anos são possíveis. Isso aconteceu em 2013 e 2014, assim como em outros momentos do passado”, lembra Alexandre.
O ex-diretor eleito continua: “Mas, como dizíamos, a Previ não se desfez das ações, os investimentos da Previ continuaram e a sazonalidade passou. As empresas voltaram a valer mais. E como as empresas voltaram a valer mais e a Previ não vendeu seu patrimônio, agora ela já tem superávit”.
Segundo o Boletim de Desempenho de novembro, o Plano 1 superávit de R$ 3,33 bilhões, apesar dos impactos no rendimento provocados pela queda acentuada da taxa Selic. É uma situação gem diferente de muitos fundos de pensão, que tiveram de aumentar contribuições ou reduzir benefícios. Confira aqui os números do Plano 1.
Cuidado e segurança
“Isso demonstra a segurança do plano, que é um plano de benefício definido em que os cálculos que a Previ faz são para 2080. São contas que precisas ser feitas com muito cuidado. E é assim que ela é feita”, atesta Francisco Alexandre.
“Hoje temos superávit, o plano está saudável, como sempre esteve. Não tem essa história de que o plano tem isso e tem aquilo por parte de pessoas que não analisam a situação real do plano”, acrescenta. “Os números e os investimentos da Previ nos dão a certeza de que a gente continuará recebendo todos os meses o nosso benefício. Porque é pra isso que a Previ serve. É para isso que a gente construiu o maior fundo de pensão do Brasil. Que o plano continue como ele é: forte e seguro para garantir os nossos benefícios”
Confira no vídeo.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.