No podcast #64 Associados Previ que já está no ar nas plataformas de áudio, o coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, João Fukunaga, fala sobre as expectativas dos trabalhadores sobre o futuro tanto do BB quanto da Previ e do sistema de previdência complementar no novo governo que tomará posse em 1º de janeiro. São temas que também serão discutidos na live dos dirigentes eleitos da Previ do dia 8 de dezembro.
“Temos ouvido muitas falas do presidente eleito Lula de que os bancos públicos vão ganhar uma grande importância na agenda do novo governo. A gente quer um Banco do Brasil como nunca visto, que é o que o próprio Lula tem sinalizado. Podemos ter dois Bancos do Brasil”, propõe Fukunaga. “Um para competir com o mercado, inclusive regulamentar esse mercado. E pensar num outro BB, com atuação nas comunidades distantes, com um orçamento voltado para a área social, para a agricultura familiar, para as micros e pequenas empresas, pro micro empreendedor individual, para as cooperativas de produção.”
Sobre as ameaças externas ao sistema de previdência complementar fechado como a Previ, que muitas vezes vêm dos próprios órgãos reguladores do governo, Fukunaga defende que “precisamos sair dessa lógica de mercado que o Paulo Guedes quis impor e reformular a forma de os fundos de pensão atuarem na economia”.
O coordenador da Comissão de Empresa também comenta no podcast as reivindicações que foram apresentadas à Previ durante a campanha salarial deste ano e as propostas que os funcionários estão levando ao governo de transição de Lula. “Além de fortalecer o papel do BB como banco público, estamos apresentando no governo de transição um debate sobre o banco que o funcionalismo quer, e como esse banco deve nos tratar, com respeito e dignidade, fazer mais contratações e mais concursos, abrir mais agências, sempre prezando a sustentabilidade do BB.”
Confira no podcast abaixo, na plataforma Spotify, o ponto de vista do coordenador sobre esses e outras temas de interesse dos associados. A entrevista também está disponível na página do Associados Previ no YouTube.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.