Os funcionários do Banco do Brasil conquistaram na Campanha Nacional dos Bancários que acaba de ser encerrada a revisão da tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), que elevará as contribuições do BB para mais associados do Previ Futuro, permitindo que eles aumentem o saldo de conta e, consequentemente, garantam maior valor dos benefícios na aposentadoria.
A revisão da tabela PIP vai interferir na contribuição adicional, conhecida como 2B, que o associado do Previ Futuro pode fazer à medida em que evolui na carreira funcional. A contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o BB contribui com o mesmo percentual que o participante. E a contribuição adicional é calculada mensalmente pela tabela PIP.
Revisar a tabela é uma reivindicação antiga dos associados e defendida pelos diretores e conselheiros eleitos na Previ, que já haviam elaborado estudos técnicos mostrando a sua viabilidade. “Desde que o Previ Futuro foi criado, em 1998, não houve alteração da metodologia de cálculo da tabela PIP, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários”, esclarece o diretor eleito de Seguridade, Wagner Nascimento. “Isso explica porque, até o momento, apenas executivos com altos salários têm conseguido obter 10% na parte 2B.”
Pelo acordo coletivo negociado com o BB e aprovado nas assembleias desta quinta-feira 1º de setembro, o banco assume o compromisso de viabilizar a revisão do critério de pontuação. Pelo trâmite regimental, agora o diretor de Seguridade eleito vai propor a alteração e o banco, por intermédio dos diretores e conselheiros indicados, se compromete a analisar e aprovar a revisão.
“Essa foi uma vitória importante de uma reivindicação que foi colocada dentro da entidade pelos diretores e conselheiros eleitos na Previ. Um levantamento inicial feito para embasar a importância dessa conquista mostra que, logo de início, as mudanças na PIP devem beneficiar mais de 14 mil trabalhadoras e trabalhadores do BB e outros milhares também serão impactados com as mudanças na tabela ao longo dos próximos anos”, comemora João Fukunaga, coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB que negociou o acordo com o banco.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.