A live que os dirigentes eleitos da Previ realizaram no dia 10 de novembro discutiu temas do Previ Futuro e tirou dúvidas dos associados sobre esse plano que tem crescido e mantém uma das melhores rentabilidades do sistema de previdência complementar no longo prazo. A live foi transmitida pelos canais Associados Previ no YouTube e no Facebook, e também pela TVT.
Assista no vídeo abaixo a íntegra da transmissão. Na primeira parte, os dirigentes eleitos explicam os principais aspectos do plano. Na segunda, os associados participam fazendo questionamentos e tirando suas dúvidas. Para facilitar o acompanhamento do vídeo, segue um roteiro dos temas tratados na live e das perguntas dos associados, com a marcação do momento em que cada tema é debatido.
Participaram da transmissão ao vivo os diretores eleitos Márcio de Souza (Administração), Paula Goto (Planejamento) e Wagner Nascimento (Seguridade) e a conselheira deliberativa eleita Luciana Bagno.
Conhecendo o plano
04:32 – Plano de custeio e contribuições do Previ Futuro.
O diretor de Seguridade Wagner Nascimento explica as modalidades de contribuição: a mínima de 7% (2 A), contribuição adicional (2 B) e a contribuição esporádica (2 C).
09:35 – A estrutura do Previ Futuro.
Luciana Bagno, conselheira deliberativa eleita, faz explanação sobre a aposentadoria programada, os benefícios de risco (invalidez e pensão por morte), a composição das reservas individual e coletiva e do saldo de conta individual do associado.
13:18 – Perfis de investimentos e a rentabilidade do Previ Futuro.
A diretora de Planejamento Paula Goto mostra as diferenças entre os perfis conservador, moderado, arrojado e agressivo e como funcionam os Perfis Ciclo de Vida 2030, 2040 e 2050. Ela informa que a rentabilidade do Previ Futuro supera a meta atuarial no longo prazo.
22:22 – Custo da gestão do Previ Futuro, taxa de carregamento e taxa de administração.
Márcio de Souza, diretor de Administração, demonstra como a Previ tem uma das menores taxas de administração do sistema de previdência complementar, uma vez que não tem fins lucrativos.
Questões levantadas pelos associados
29:14 – Por que a parte 2 C do Previ Futuro está fixada em 20%?
32:57 – Quando o associado exerce a preservação do salário, há contribuição do patrocinador nessa diferença do salário vigente?
34:53 – Por que a rentabilidade do perfil Moderado em outubro foi negativa em 2%?
39:12 – A questão da tributação está sendo tratada no Congresso Nacional?
44:30 – A previdência aberta não tem mais taxa de carregamento. Não é hora de a Previ atualizar e deixar de cobrar esta taxa?
49:40 – Se o associado for aposentado pelo INSS mas continuar trabalhando, o valor do benefício incorpora na aposentadoria da Previ?
51:12 – Quem se aposenta pelo Benefício Proporcional Diferido (BPD) tem direito à Cassi?
54:49 – Previ Família é semelhante ao PGBL. Se o associado inscreve seus dependentes neste plano e já contribui com mais de 12% para a Previ, isto penaliza seus dependentes.
58:23 – Qual o percentual de investimentos atualmente da Previ é alocado no exterior? E quais são os veículos de investimento utilizados? São ETFs diretamente no exterior, BDRs, fundos no Brasil?
1:02:01 – Qual a diferença entre fazer a preservação do salário de participação e fazer a contribuição no mesmo valor para a parte “2.c”?
1:06:12 – Sugestão para que o formulário a ser preenchido no ato da aposentadoria seja mais fácil/amigável. Precisa ser alterado para evitar insegurança na escolha do tipo de benefício.
1:11:04 – Como está a situação do saque da parte patronal em caso de desligamento?
Confira no vídeo.
.
.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp, clicando aqui.
Entre em nosso canal no Telegram, clicando aqui.
.
.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.