Marcel Barros encerra seu mandato na Diretoria de Seguridade. Os novos representantes dos associados na gestão da Previ, eleitos agora em julho, tomam posse assim que a Previc habilitar os representantes eleitos. Wagner Nascimento assumirá a Diretoria de Seguridade para dar continuidade à defesa dos interesses dos associados.
A conjuntura continua difícil, a despeito de a Previ já ter dado passos sólidos em direção à retomada da lucratividade dos investimentos após a pior crise global em mais de um século.
É preciso continuar fortalecendo a Previ, seu modelo de governança e a participação dos associados na gestão. E ficar atento para não haver retrocessos nesse modelo de representação paritária, evitando interferências indevidas do governo e de agentes de mercado.
A nova gestão deverá buscar a segurança nos investimentos e melhorias permanentes nos planos de benefícios, para atender aos anseios dos associados.
Marcel avalia a gestão dos eleitos que encerram seus mandatos como positiva. “Estamos chegando ao fim de um ciclo de oito anos de mandato em que diversas iniciativas foram implementadas, diversas conquistas foram trazidas para todos nós associados da Previ, seja no Plano 1 seja no Previ Futuro seja na Capec. Trabalhamos para dar mais estabilidade e perenidade à nossa Previ”, afirma Marcel Barros.
Para ele, é importante prestar contas “sobre os compromissos que eu e os conselheiros deliberativos, fiscais e consultivos dos dois planos assumimos quando fomos até os associados solicitar apoio para que pudéssemos representá-los na Diretoria da Previ e o que nós fizemos ao longo do tempo, honrando os votos recebidos”.
Os avanços
Entre os avanços desse período no Plano 1 merecem destaque melhorias de benefícios, revisão da tábua de expectativa de vida e da taxa atuarial, para dar mais segurança aos planos de benefícios, e mudanças no Empréstimo Simples.
No Previ Futuro, diversificamos investimentos para garantir mais rentabilidade e racionalizamos despesas para aumentar as reservas individuais. Foi aprovado o novo regulamento para permitir o resgate de parte da contribuição patronal e foi reduzida a carência para requerer benefício. Este regulamento só aguarda a aprovação dos órgãos de governo. Foram criados os perfis Ciclo de Vida 2030, 2040 e 2050, visando o equilíbrio entre risco, liquidez e rentabilidade dos investimentos de acordo com o tempo que falta para a aposentadoria, para que o associado tenha mais previsibilidade no benefício contratado.
Também para os associados do Previ Futuro no último período foram introduzidas melhorias no financiamento imobiliário e no Empréstimo Simples.
Marcel propôs e o Conselho Deliberativo aprovou a criação do Previ Família, dirigido aos familiares dos associados, que terão acesso a um plano administrado pela Previ, com garantia da segurança da instituição. E os funcionários do Banco do Brasil oriundos dos bancos incorporados conquistaram o direito de aderir à Capec.
Marcel se despede da Previ e agradece aos seus companheiros de diretoria e conselhos deliberativo, fiscal e consultivos que vêm trabalhando unidos para melhorar a Previ. “O apoio de todos, principalmente dos representantes eleitos, tem sido fundamental para proteger o patrimônio dos associados e melhorar, sempre, a nossa aposentadoria”, arremata.
Veja como foi a LIVE dos eleitos:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.