O diretor eleito de Seguridade da Previ, Marcel Barros, participará como palestrante do Encontro Nacional de Dirigentes de Fundos de Pensão que a Anapar realizará no dia 28 de novembro, em Brasília. O evento vai discutir o papel e o fortalecimento das representações eleitas pelos associados nas entidades fechadas de previdência complementar, além de capacitá-las para enfrentar os desafios do futuro.
Entre os desafios visíveis no horizonte está o PLP 268, que aguarda tramitação no Congresso Nacional. O projeto altera a Lei Complementar 108 para reduzir a participação dos representantes dos associados na gestão dos fundos de pensão, substituindo-os por “representantes do mercado”.
O projeto de lei é uma iniciativa que está em linha com a política ultraliberal do ministro da Fazenda Paulo Guedes. Não apenas diminuir do Estado, mas enfraquecer ou privatizar as empresas públicas. E nesse caso, com a clara intenção de transferir para a gestão do mercado financeiro o patrimônio de cerca de R$ 1 trilhão dos fundos de pensão fechados.
O encontro da Anapar vai discutir como enfrentar essa ameaça. Veja a programação:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.