“Viemos trazer uma mensagem de positividade dentro deste cenário que é bastante complexo, porque temos os instrumentos que vão nos permitir navegar numa direção segura neste mar revolto”, afirmou a diretora de Planejamento Paula Goto na abertura da Live que os dirigentes eleitos da Previ realizaram no dia 10 de fevereiro.
Segundo ela, a crise econômica que persiste após dois anos de pandemia, com queda da Bolsa de Valores, crescimento da inflação (aqui e nos Estados Unidos) e mais a instabilidade política, formam um cenário de muitas incertezas que impactaram os investimentos da Previ, mas também trouxeram novas oportunidades de negócios que permitem manter o equilíbrio da Previ.
“E quais são os instrumentos que temos para navegar? Na verdade, o mar revolto pode se tornar um mar de oportunidades porque também na crise residem oportunidades. Temos a política de investimentos, que é o principal direcionamento para navegarmos e para chegarmos aos objetivos de longo prazo dos nossos planos de benefícios”, assegurou Paula Goto.
Migração de renda variável para renda fixa
No Plano 1, que paga mensalmente cerca de R$ 1,3 bilhão de benefícios aos associados, a Previ está gradativamente diminuindo as concentrações em renda variável, diversificando investimentos e fazendo migrações para a renda fixa, notadamente títulos públicos federais.
“De 2018 para cá realizamos, neste movimento de redução da exposição de risco, R$ 52 bilhões de venda de renda variável, e compramos títulos públicos federais, que nos protege remunerando inflação mais juro real. Para um atuarial de 4,75% temos a taxa média da carteira de títulos contratada de 5,21%”, explicou a diretora eleita de Planejamento.
O Previ Futuro é um plano em fase de acumulação e se assenta no tripé tempo de contribuição, valor de contribuição e rentabilidade. “Visando dar mais oportunidades de escolha aos participantes, criamos o perfil Ciclo de Vida 2060, pensando também nos mais novos funcionários do Banco do Brasil, que tendem a ter um período mais longínquo para o exercício da aposentadoria. Aproveitando a abertura da taxa de títulos públicos federais, tem também adquirido o papel no Previ Futuro, igualmente com taxas médias de carteira bem superiores ao atuarial”, concluiu Paula Goto
O debate com os associados por meio dos canais do Associados Previ no Youtube e no Facebook contou também com a participação dos diretores Márcio de Souza (Administração) e Wagner Nascimento (Seguridade) e dos conselheiros deliberativos Sérgio Riede e Luciana Bagno.
Assista abaixo o vídeo com a explanação de Paula Goto. Você pode ainda clicar aqui para acompanhar Márcio de Souza explicando por que a rentabilidade da Previ no longo prazo é bem superior aos dos outros fundos.
E clique aqui para assistir à Live na íntegra.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.