Associados Previ Associados Previ
GovernançaNotícias

Relatório Previc confirma: gestão da Previ é a mais barata para os associados

5 de novembro de 202011 de novembro de 2020
Gestão da Previ é a mais barata

A Previ é o fundo de pensão que cobra uma das menores taxas para administrar os investimentos dos associados em todo o sistema de previdência complementar. É o que demonstra o mais recente relatório de despesas administrativas de todas as entidades fechadas de previdência do país, divulgado agora em outubro pela Previc, a entidade que regula o sistema de previdência complementar no Brasil.

De acordo com o estudo, as despesas administrativas da Previ representam 0,14% em relação aos ativos totais geridos pela entidade. A Petros e a Funcef, segunda e terceira maiores entidades do sistema, comprometem 0,25% cada uma. O quarto maior fundo de pensão, a Funcesp, tem um percentual de 0,19%.

Outra maneira de fazer a comparação, que os dirigentes eleitos da Previ consideram o mais correta, é somar ao cálculo das despesas o custo da gestão direta dos investimentos. Isso incluiu as demais despesas de gestão dos planos, como corretagem, taxas de administração e de performance de gestores terceirizados, consultorias e várias outras despesas de gestão dos investimentos nos planos de benefícios – tudo isso dividido pelos recursos garantidores.

Também nesse caso as taxas da Previ são as menores (confira no quadro). Nessa comparação, a Previ compromete 0,25% do total de ativos com despesas de administração da entidade mais a gestão dos planos. A Petros compromete 0,40%; a Funcef, 0,33%; e a Funcesp, 0,36%.

Comparação com o mercado é ainda melhor

Quando comparamos a Previ com as entidades abertas, então, a diferença passa a ser enorme em favor dos associados do Plano 1 e do Previ Futuro. Basta considerar os bancos privados. O Bradesco cobra taxa de administração em seus planos PGBL e VGBL percentuais que variam entre 0,7% e 3%. E o Itaú, entre 1% e 3%. A pegadinha é que na propaganda eles massificam a informação de taxa zero de carregamento e não abordam a taxa de administração.

“O relatório demonstra que a Previ possui a melhor relação custo-benefício para os associados e porque é uma referência no mercado de previdência complementar. A gestão correta, eficiente e eficaz de cada centavo dos associados faz uma diferença enorme ao longo do tempo para melhorar os benefícios”, afirma Márcio de Souza, diretor eleito de Administração da Previ.

“Esse modelo é o melhor e garante proteção, na medida em que são os próprios associados os gestores dos seus recursos. E evita o pagamento de taxas de administração e de performance para gestores privados, garantindo sempre a melhor rentabilidade aos planos de benefícios”, acrescenta Márcio.

O objetivo é reduzir ainda mais as despesas

Mesmo com esses excelentes números, a gestão da Previ não está satisfeita e trabalha para reduzir ainda mais as taxas cobradas de seus associados.

Desde 2015, as despesas administrativas reais da Previ estão em queda. E estão em curso várias ações para melhorar a performance, permitindo assim rever para baixo as taxas de carregamento no Plano 1 e no Previ Futuro.

Toda a Previ passa por um mapeamento de processos para otimizar ações e procedimentos. Em paralelo, executa um projeto de modernização tecnológica nas diretorias de administração e de seguridade. “Estamos empenhados em construir na Previ uma estrutura capaz de responder aos desafios atuais no mercado de previdência complementar e continuar atendendo às expectativas dos nossos associados com a melhor relação custo-benefício”, conclui o diretor eleito de Administração.

Confira no vídeo.

0 Share
FacebookTwitterlinkedinPinterestRedditStumbleuponTumblr
Gestão da Previ é mais barataGestão PreviGovernançaTaxa de administração
Prev Post

Chilenos exigem mudar a Constituição e previdência pública de volta

Next Post

Investimentos da Previ rendem acima da média dos fundos de pensão

More posts

Avança aprovação da nova tabela PIP, agora no SEST, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro
DestaquePrevi Futuro

Avança aprovação da nova tabela PIP, agora no SEST, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

22 de maio de 202522 de maio de 2025
Começa votação do Relatório Anual da Cassi; eleitos e entidades orientam pela aprovação
Notícias

Começa votação do Relatório Anual da Cassi; eleitos e entidades orientam pela aprovação

17 de maio de 202522 de maio de 2025
Resultados de março dos planos administrados pela Previ confirmam solidez e boa governança
GovernançaNotíciasPlano 1Previ Futuro

Resultados de março dos planos administrados pela Previ confirmam solidez e boa governança

15 de maio de 202517 de maio de 2025

Leave a Reply Cancel Reply

You must be logged in to post a comment.


Últimas Notícias

  • Avança aprovação da nova tabela PIP, agora no SEST, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro
  • Começa votação do Relatório Anual da Cassi; eleitos e entidades orientam pela aprovação
  • Resultados de março dos planos administrados pela Previ confirmam solidez e boa governança
  • Em ‘Encontro Previ Integração’, presidente da Anapar defende protagonismo dos associados na governança dos fundos
  • Previ lança o Pré-Aposentadoria, novo perfil do Previ Futuro indicado para quem está perto da saída

Escolha seu assunto

Nossos dirigentes eleitos

Diretoria
Associados Previ Associados Previ
  • Página Inicial
  • Quem somos
  • Contato
Política de privacidade / Associados Previ © 2020 / Todos os direitos reservados