O plano Previ Futuro, criado para os funcionários que entraram no Banco do Brasil a partir de 1998, foi projetado para garantir um benefício para toda a vida pós-laboral do associado equivalente a 80% a 85% do salário da ativa. Mas os resultados dos investimentos feitos nessas duas décadas mostram que os rendimentos do Previ Futuro garantem um benefício de aposentaria maior do que o projetado.
É o que mostra nesse vídeo abaixo o ex-diretor eleito de Administração da Previ, Francisco Alexandre. De janeiro a agosto deste ano, por exemplo, a rentabilidade do Previ Futuro foi de 12,98% nos primeiros nove meses de 2019, o que é mais do que o dobro da meta atuarial no período (6,07%). Veja aqui o resultado no Boletim de Desempenho de agosto.
Por que o Previ Futuro rende mais
Com R$ 17,4 bilhões de patrimônio, o Previ Futuro já é o quinto maior plano de benefícios do sistema de previdência complementar do país. “É um plano de contribuição variável. Você faz a sua poupança, e quando você se aposenta, o seu benefício será vitalício”, esclarece Alexandre. “Ele vai com você até o fim da sua vida, se você desejar. Você também tem a opção de sacar por tempo determinado. Mas se você quiser, pode fazê-lo por tempo indeterminado. Mais que isso: ele tem benefício de risco, que não tem nos planos comuns.”
E para aprimorar o equilíbrio de risco, liquidez e rentabilidade dos investimentos, a Previ lançou no final de setembro mais três perfis de investimento para os associados do Previ Futuro: Ciclo de Vida 2030, 2040 e 2050, a ser calculado de acordo com o tempo que falta para a aposentadoria. Confira aqui como são os perfis de rendimento Ciclos de Vida.
Pela proposta inicial do Previ Futuro, o benefício que o associado receberá por mês ao se aposentar deve variar entre 80% e 85% da renda mensal da ativa. “Mas, da forma como ele rentabiliza, pode ir muito além do que isso”, explica o ex-diretor eleito da Previ.
“Quando a gente olha a rentabilidade do Previ Futuro, nos últimos 20 anos, desde quando o plano foi criado, estão pagando mais do que aquilo que foi contratado. E o que eu quero dizer com pagar? Que o seu dinheiro está rendendo mais do que aquilo que é necessário para fazer o benefício projetado. Isso quer dizer que, quando você se aposentar, o seu benefício poderá ser um pouco maior do que o que foi projetado quando foi feito o plano”, sustenta Alexandre.
Gestão qualificada e fiscalizada pelos associados
O ex-dirigente alerta que os associados não devem se alarmar quando eventualmente, em razão de uma conjuntura difícil, ocorreu de a rentabilidade cair. “Nós que somos do banco sabemos que um mês ou outro não dá rentabilidade positiva. Pode acontecer. Mas o importante é ano a ano. Quando a gente olha desde quando o plano foi criado, o Previ Futuro rentabilizou muito mais do que o que foi projetado. E é isso que é importante. Você ter a segurança de que vai ter um bom benefício.”
E conclui: “A Previ tem 115 anos, com experiência desde o começo de fazer benefícios. E não seria agora que nós, funcionários do banco, desaprenderíamos a fazer isso. A Previ tem pessoas extremamente qualificadas pra isso. E é assim que eles fazem a gestão do plano, com a fiscalização do seu representante no Conselho Fiscal, na Diretoria Executiva e no Conselho Deliberativo. Ao fim, quando você olhar seu plano de benefícios, projeta qual vai ser o salário lá no final. É isso que é importante”.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.