Associados Previ Associados Previ
0 Share
FacebookTwitterlinkedinPinterestRedditStumbleuponTumblr
Ameaças externasNotícias

Câmara aprova projeto que privilegia o mercado financeiro e retira renda dos trabalhadores

14 de agosto de 202415 de agosto de 2024
Câmara aprova projeto que privilegia o mercado financeiro e retira renda dos trabalhadores

Os associados dos fundos de pensão fechados sofreram uma derrota na Câmara dos Deputados nesta terça-feira 13 na votação do PLP 108/24, o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, que prevê imposto sobre herança (ITCMD) para planos de previdência privada. O PLP isenta do imposto os detentores de planos privados dos bancos, como o VGBL, mas taxa os participantes dos planos de previdência fechados como a Previ, em mais um passo para privilegiar o mercado financeiro e tirar os recursos dos trabalhadores acumulados em décadas de contribuição. O projeto vai agora para o Senado, onde ainda pode ser revertido.

Relembrando. A regulamentação da reforma tributária que cria o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) é composta de dois projetos de lei. O PLP 68, que trata da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços, de caráter federal), e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços, para Estados e municípios). E o PLP 108, que cria o comitê gestor desses impostos e regulamenta o Imposto de Transmissão por Causa Morte e Doação (ITCMD).

Na votação do PLP 68/24, realizada na Câmara dia 10 de julho, os associados dos fundos de pensão fechados obtiveram uma vitória depois que os dirigentes eleitos da Previ e as entidades representativas dos participantes e dos fundos fizeram um corpo a corpo no Congresso e convenceram os parlamentares a isentarem de tributação os investimentos das entidades fechadas de previdência complementar. Confira aqui como foi.

Nesta terça 13 foi a votação o PLP 108/24. Novamente os eleitos da Previ e outros fundos de pensão e várias entidades, como Anapar, Anabb e Abrapp, conversaram com assessores técnicos na Câmara e com parlamentares. Eles concordaram que a taxação do ITCMD para os associados de fundos fechados é equivocada.

Mas o relator do projeto, deputado Mauro Benevides Filho, não abriu espaços para dialogar com os representantes dos participantes e dos fundos de pensão fechados para acolher a emenda proposta para o artigo 164 do PLP 108/24. E manteve o texto original que isenta o ITCMD somente para os planos VGBL.

Os dois PLPs aprovados na Câmara tramitarão agora no Senado.

O abismo entre a palavra e o gesto

“Caso seja mantido o texto também na votação do Senado, os herdeiros dos associados aos planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar passarão a sofrer a incidência do ITCMD no pagamento das reservas de poupança nas situações em que um funcionário da ativa vier a falecer. Hoje não existe esse imposto. Só é cobrado o imposto de renda sobre esses pagamentos”, critica Márcio de Souza, diretor eleito de Administração da Previ, que participa do mutirão na Câmara dos Deputados.

O presidente da Anapar (Associação Nacional de Participantes dos Fundos de Pensão e Autogestão em Saúde), Marcel Barros, acrescenta: “Esse é mais um privilégio dado aos VGBLs para favorecer as entidades abertas de previdência e os bancos.  Faltou sensibilidade ao Ministério da Fazenda, ao deputado relator Mauro Benevides Filho, do PDT-CE, mesmo partido do ministro da Previdência Carlos Lupi e aos líderes partidários que encaminharam a aprovação da proposta com essa injustiça praticada contra filhos, viúvos e viúvas dos trabalhadores que têm plano de previdência em entidades fechadas de previdência complementar”.

Para Marcel, entre a palavra e o gesto existe um abismo de distância. “O governo federal e as entidades de fiscalização dizem querer incentivar a poupança de longo prazo, que o trabalhador poupe e que tenha previdência, mas quando vão legislar fazem tudo no sentido contrário. Em vez de incentivar, só prejudicam e tributam. Assim será difícil o Brasil alcançar os mesmos níveis dos países mais desenvolvidos em previdência com essa mentalidade de favorecer os ricos e o sistema financeiro”.

Mesmo assim, “não desistiremos”, reitera Márcio de Souza. “Aumentaremos a mobilização para pressionar os parlamentares. A luta vai continuar tanto para corrigirmos esse texto do PLP 108 no Senado quanto para mantermos o PLP 68 aprovado na Câmara.”

Diretores eleitos da Previ no gabinete do senador Izalci Lucas (PL/DF)
0 Share
FacebookTwitterlinkedinPinterestRedditStumbleuponTumblr
AnaparCâmara derrota associadosMarcel BarrosMárcio de SouzaMercado financeiro X trabalhadores
Prev Post

Eleitos da Previ participam do SIGA para discutir futuro dos investimentos dos fundos de pensão

Next Post

Eleitos da Previ e entidades representativas dos fundos de pensão e de seus associados orientam manter mobilização para corrigir texto do PLP 108

More posts

Começa votação do Relatório Anual da Cassi; eleitos e entidades orientam pela aprovação
Destaque

Começa votação do Relatório Anual da Cassi; eleitos e entidades orientam pela aprovação

17 de maio de 202517 de maio de 2025
Resultados de março dos planos administrados pela Previ confirmam solidez e boa governança
GovernançaNotíciasPlano 1Previ Futuro

Resultados de março dos planos administrados pela Previ confirmam solidez e boa governança

15 de maio de 202517 de maio de 2025
Em ‘Encontro Previ Integração’, presidente da Anapar defende protagonismo dos associados na governança dos fundos
GovernançaNotícias

Em ‘Encontro Previ Integração’, presidente da Anapar defende protagonismo dos associados na governança dos fundos

9 de maio de 202515 de maio de 2025

Leave a Reply Cancel Reply

You must be logged in to post a comment.


Últimas Notícias

  • Começa votação do Relatório Anual da Cassi; eleitos e entidades orientam pela aprovação
  • Resultados de março dos planos administrados pela Previ confirmam solidez e boa governança
  • Em ‘Encontro Previ Integração’, presidente da Anapar defende protagonismo dos associados na governança dos fundos
  • Previ lança o Pré-Aposentadoria, novo perfil do Previ Futuro indicado para quem está perto da saída
  • Diretoria da Previ faz nesta quarta 30, em Salvador, apresentação do resultado dos planos

Escolha seu assunto

Nossos dirigentes eleitos

Diretoria
Associados Previ Associados Previ
  • Página Inicial
  • Quem somos
  • Contato
Política de privacidade / Associados Previ © 2020 / Todos os direitos reservados