“Recentemente pude aderir à Capec, o plano de pecúlio da Previ. Acho muito importante esse movimento da Previ que os funcionários incorporados também façam essa adesão, porque aproxima os incorporados e os funcionários a essa instituição tão importante. A Previ é um modelo de administração e um modelo de governança corporativa a ser seguido.”
A afirmação foi feita neste vídeo por Débora Fonseca, representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil, que foi incorporada ao BB procedente da antiga Nossa Caixa.
Plano está aberto também aos funcionários incorporados
A Capec (Carteira de Pecúlio), que muitos chamam de seguro, é um benefício criado pela Previ para socorrer as famílias numa hora inesperada, no momento de acidente ou perda de um ente da família. Desde abril de 2019 o plano está aberto a todos os funcionários do banco, inclusive para os que vieram dos bancos incorporados.
O Plano Capec é um fundo mutualista, não tem limite de idade, nem carência no momento de adesão. Ele garante cobertura imediata, é mais barato que qualquer outro plano, porque, diferentemente dos planos de mercado, não tem fins lucrativos.
A extensão do direito à Capec aos incorporados foi uma decisão que teve a participação direta dos diretores eleitos. A eles coube a missão de pautar a discussão em todas as instâncias da Previ. A iniciativa é um passo importante no sentido de trazer todos os funcionários para a Previ, com todos os planos de benefícios sendo administrados por uma única entidade.
“É importante para que a gente possa ter como uma meta que os outros planos também (sejam estendidos) aos incorporados”, defende Débora.
Para ela, o modelo paritário de governança da Previ é um paradigma para os demais fundos de pensão. “Portanto, precisamos defendê-lo contra os ataques que estão acontecendo, através da CGPAR 25 e do PLP 268, pra gente manter essa importante instituição sendo administrada e cuidada pelos funcionários, que são as pessoas mais indicadas, já que é um patrimônio nosso”.
Confira no vídeo.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.