GovernançaHistóriaNotícias

Como os associados conquistaram participação na governança da Previ

Junto com o fortalecimento das campanhas sindicais e dos sindicatos na década de 1980, no rastro das lutas contra a ditadura militar e a reconquista da democracia no país, os funcionários do Banco do Brasil lançaram o Movimento Nacional em Defesa da Saúde e da Previdência, que desembocaria na década seguinte na ampliação da participação dos associados na gestão da Previ (e também da Cassi), ponto de partida para inúmeras conquistas futuras.

“Conhecer a nossa história é saber que a Previ pertence aos trabalhadores, foi e é construída no dia a dia pelos trabalhadores”, lembra Márcio de Souza, diretor eleito de Administração da Caixa de Previdência.

Em 1997, após uma grande mobilização dos funcionários e duras negociações com o Banco do Brasil, os associados conquistaram um novo Estatuto para a Caixa de Previdência e outros avanços no plano de benefícios (na época havia apenas o Plano 1), que incluiu uma estrutura de governança que permitiu à Previ se tornar o primeiro fundo de pensão do país onde os associados puderam eleger diretores executivos.

Até então, a Diretoria Executiva da Previ era composta por três diretores executivos indicados pelo banco e quatro diretores deliberativos eleitos, sem funções executivas e sem nenhum poder.

E mais outras conquistas

“Naquele momento conquistamos 3 cadeiras na Diretoria Executiva (Planejamento, Participações e Seguridade). No Conselho Deliberativo, com 7 integrantes, passamos a ter 4 eleitos pelos associados, que contavam ainda com a presidência do Conselho”, lembra Márcio de Souza, diretor eleito de Administração nesse vídeo abaixo.

“Além disso – acrescenta -, conseguimos na negociação com o banco a extensão de vários benefícios e a criação de outros benefícios para os associados. Assim, as nossas associadas puderam se tornar dependentes do plano, conquistamos a aposentadoria aos 50 anos e a extensão da dependência dos filhos de 21 para 24 anos, entre muitas outras conquistas.”

Conheça melhor a história dessas conquista neste curto vídeo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =