Texto publicado originalmente no Sintonia Inovação
É mais, muito mais, que um simulador do benefício a ser recebido no futuro. E o que torna esse diferencial possível é não apenas uma atitude fortemente inovadora, mas também uma decorrência dela, ou seja, a montanha de tecnologia embarcada no projeto como um todo. Assim, em poucas palavras, pode-se falar do que há de mais importante no “Meu Benefício”, o nome atrás do qual a Previ disponibiliza desde o ano passado variados canais que interagem com o participante para dar-lhe a oportunidade de garantir, através de sucessivas decisões tomadas ao longo de todo o período de formação de sua poupança, o maior valor possível de aposentadoria. Um detalhe: o conjunto de ferramentas existe desde 2018, mas ainda não foi superado desde então e está pronto para dar um novo salto ainda este ano e mais um outro em 2020. Palavra da Diretora de Planejamento, Paula Goto (foto)
Trata-se de uma ferramenta encontrável no app da Previ, disponível para os participantes do plano “Previ Futuro” (CV), e que em resumo oferece de forma permanente todo o tipo de informação (atualizada) para assim suportar decisões acertadas quanto à poupança acumulada. Afinal, assinala Paula, parece evidente que se há carência de dados fica mesmo difícil medir o maior ou menor grau de acerto quanto ao caminho tomado, qual se tivesse em mãos uma bússola quebrada. Só que no “Meu Benefício” ela funciona e bem, fornecendo inclusive indicadores sempre renovados, encorajando com isso a pessoa a avançar em sua educação financeira e previdenciária.
Perseverança
Mesmo porque fica mais fácil entender, com tanta informação disponível, que formar poupança para fins de aposentadoria não é nada parecido com uma corrida que se ganha acelerando ao máximo. O ganhador, isto sim, é quem persevera, por compreender que poupar é muito mais um ato que premia a regularidade, a constância. E essa compreensão, no caso do “Meu Benefício”, é filha direta do casamento da inovação com uma carga máxima de tecnologia.
O participante e o aparato tecnológico da Previ conversam e o resultado dessa conversa fica guardado no servidor, de maneira que as informações se acumulam e tudo isso vai se retroalimentando e gerando novas descobertas. Além do que é acrescentado automaticamente, como o retorno dos investimentos.
Musculatura garante salto
Esse grande volume de dados é que vai dar a musculatura para o salto que o “Meu Benefício” deverá experimentar no final deste e ao longo do próximo ano. Informações, devidamente capturadas, agrupadas e analisadas, irão oferecer – antecipa Paula – novos meios de melhor atender ao participante.
O big data e a mineração de dados vão desenhar esse futuro. Um desenho que, segundo Paula, revelará “uma cultura com foco em dados, que ajudarão cada vez mais a entender e atender o participante”.
Paula Goto (diretora de Planejamento), Ricardo Serone (gerente executivo na Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários) e Rodrigo Tavares (analista II na Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários) destacam ainda os seguintes pontos:
XX Com os resultados obtidos com a ferramenta, o participante pode identificar, por exemplo, aportes adicionais necessários e outros ajustes nas contribuições. Para conseguir isso só precisa informar com quantos anos deseja se aposentar e qual o valor que deseja receber de benefício da Previ e acompanhar mensalmente a evolução do saldo de conta pelo aplicativo.
XX O participante precisa saber quais fatores influenciam o benefício futuro, como o apetite de risco, o nível de contribuição e o tempo de acumulação. Com o ‘Meu Benefício’, o associado consegue tornar esses fatores mais palpáveis.
XX O Previ Futuro tem 86.039 participantes e R$ 17,23 bilhões em ativos. Cerca de três mil associados já salvaram os seus planejamentos no ‘Meu Benefício’. O número de participantes que já acessaram a ferramenta é muito maior.
XX Tudo foi desenvolvido internamente na Previ por uma equipe multidisciplinar, com a participação de analistas de diversas diretorias, em cerca de seis meses. É um produto sem similar no mercado, estruturado para se pensar em previdência de maneira ampla e com muita transparência.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.