Os associados da Previ, do Plano 1 e do Previ Futuro, vão eleger entre 13 e 27 de abril uma parte de seus representantes na Direção Executiva, no Conselho Deliberativo, no Conselho Fiscal e nos conselhos consultivos dos dois planos de benefícios.
O direito de eleger representantes para todos os níveis de gestão da Previ é uma conquista dos associados assegurada pelo estatuto aprovado em 1997. Esse modelo de governança é um dos principais fatores de garantia da transparência e da solidez da Previ. Veja aqui como foi essa conquista.
Os associados da Previ têm o direito escolher a metade de todas as instâncias da administração, da Diretoria Executiva aos conselhos consultivos dos planos. O mandato é de quatro anos, mas as eleições são realizadas de dois em dois anos, de forma a renovar apenas parcialmente os dirigentes a cada pleito e assim evitar a descontinuidade da gestão.
‘É importante que todos participem’
A participação dos associados na eleição é importante para fortalecer o modelo de governança, que torna a Previ um paradigma para o sistema de previdência complementar.
Associado do Previ Futuro, o catarinense Marco Silvano alerta sobre a importância do envolvimento dos participantes na eleição e na gestão. “Neste momento em que enfrentamentos ataques do governo à previdência, é muito importante que cada um de nós preste muito atenção em relação à Previ. Procure informações, acesse o site da Previ e veja a importância de termos nosso plano de previdência complementar”, afirma Silvano, que hoje é presidente do Sindicato de Florianópolis.
“Além dos diferenciais em relação a outros planos, a grande importância da Previ é que temos colegas nossos, bancários, na gestão do nosso fundo. Além de garantir transparência, garante também a responsabilidade com a administração desses recursos, que são fundamentais para a nossa aposentadoria”, reforça Marco Silvano.
Confira seu alerta no vídeo abaixo.
As chapas que disputarão as eleições podem ser inscritas até o dia 12 de fevereiro, às 18h. Confira aqui o calendário, as orientações às chapas e como será o processo eleitoral. E clique aqui para conhecer os pré-requisitos que os candidatos devem ter para disputar o pleito.
Leia também:
Como os associados conquistaram participação na governança da Previ
Alexandre: ‘A governança da Previ é um patrimônio que temos. E disso não podemos abrir mão’
Governança da Previ: Fernanda Carisio conta como os associados tiveram essa conquista
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.