Previ Futuro

Por que o Previ Futuro é mais rentável que os planos de previdência do mercado

Francisco Alexandre

Nos últimos sete anos, a rentabilidade do Previ Futuro foi praticamente o dobro da média da rentabilidade dos planos de previdência complementar do mercado. Enquanto o Previ Futuro rendeu 153,66% entre 2012 e 2019, o que significa 6,27% ao ano acima da inflação, os fundos de previdência abertos tiveram 82,12% de rendimento no mesmo período.

Entre as razões dessa enorme vantagem do Previ Futuro estão a cobrança de taxa de administração muito menor as do mercado e gestão competente dos investimentos por parte da Previ. É o que mostra estudo comparativo elaborado pelo ex-diretor eleito de Administração da Previ, Francisco Alexandre, com base em dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). É como ele mesmo mostra no vídeo abaixo.

“Tem muita gente dizendo por aí que os planos abertos rendem mais que o Previ Futuro. Você ficará surpreso com os números que vou te mostrar. Pois os números do seu plano de previdência, que é o Previ Futuro, são bem melhores que os plano de mercado”, sustenta Francisco Alexandre, fazendo a comparação no gráfico abaixo.

“Veja o gráfico. Essa curva aqui (em preto) é o INPC acumulado entre 2012 e 2019. Já essa outra aqui (em vermelho) representa a média de mais de 200 fundos de previdência abertos. A média de rentabilidade desses fundos foi de 82,12%, de 2012 a 2019”, mostra o ex-diretor eleito da Previ.

“Agora veja o Previ Futuro. No mesmo período, ele rendeu 153,66%. Isso representa o seguinte: o Previ Futuro rendeu INPC mais 6,27% ao ano, enquanto os fundos abertos renderam apenas 2% ao ano. Isso mesmo. Veja a diferença de ganho de um para os outros”, argumenta.

Taxa de administração menor e mais competência

E o que faz essa diferença? “É simples de responder. Os fundos abertos cobram taxas exorbitantes de administração. Por isso, muito cuidado quando disseram pra você que um plano de mercado rentabiliza mais do que o seu plano, na Previ. E você que está dentro do banco não pode se permitir esse tipo de arrazoado”, sustenta Francisco Alexandre.

“Além disso – acrescenta -, tem uma coisa que se chama capacidade e competência na gestão dos ativos. Com esses resultados, mesmo que os fundos abertos cobrem taxas exorbitantes era para eles rentabilizarem mais. No entanto, não rentabilizam. O resultado da Previ é bem melhor.”

O ex-diretor da Previ alerta que os funcionários do Banco do Brasil não devem “entrar nessa discussão de que ter um plano lá fora ou terceirizar a gestão é mais barato. Não é”.

Francisco Alexandre conclui: “Então, fica para você aqui a dica. O plano Previ Futuro é um excelente negócio pra você. Até porque, quando você põe 1, o banco coloca mais 1. Ou seja, na hora em que você começa seu plano, você começa com 100% de ganho. Cem por cento além do que estaria ganhando com qualquer outro plano”.

Confira no vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + seis =